Política
Paulo surpreende e anuncia saída de 5 secretários para eleição
A expectativa era para desincompatibilização de até 7 nomes da equipe
O governador Paulo Dantas surpreendeu ao confirmar, nesta terça-feira (31/03) a saída de cinco secretários de Estado e outros nomes do segundo escalão para disputar as eleições deste ano. O movimento, já era esperado, mas ganhou novo peso político com a definição de novos nomes esta semana.
A expectativa era para desincompatibilização de até 7 nomes da equipe. A lista, no entanto, foi ampliada com assessores que vão reforçar chapas de estadual e federal. A saída dos assessores será efetivada nesta quarta-feira (01/04).
Deixarão o governo para se habilitar à disputa os secretários de Estado: Júlio Cézar (Serfi), Aline Rodrigues (Secti), Tereza Nelma (Secdef), Cláudia Balbino (Seteq) e Judson Cabral (Semarh), este último já fora da pasta.
Entre os nomes, alguns já vinham sendo especulados como candidatos, especialmente Tereza Nelma, Júlio César e Cláudia Balbino, que devem disputar vagas na Câmara dos Deputados. Aline Rodrigues surge como novidade e será candidata à Assembleia Legislativa, reforçando a presença feminina na chapa do MDB. Judson já havia saído.
O governador também confirmou a saída de nomes do segundo escalão, que vão participar das eleições: Joãozinho (Junta Comercial); Davi Maia (Ideral), Dra Marta Celeste (Diretora da Sesau);
Guilherme Lopes (Sec. Executivo da Sesau); Izabele Lins (diretora do Hospital Rio Largo).
Davi Maia já confirmou que será candidato a deputado federal pelo PSD. Guilherme Lopes também já confirmou que será candidato a deputado estadual, provavelmente pelo MDB. Os demais nomes surgem como novidades na disputa e deve reforçar a chapa de estadual do MDB.
O governador confirmou a lista e disse que os auxiliares deixam os cargos para ficarem aptos a disputar eleições. A decisão de Paulo Dantas indica uma estratégia mais organizada para a disputa proporcional, com foco na montagem de chapas competitivas, sobretudo no MDB, principal partido da base.
Além de cumprir os prazos legais de desincompatibilização, o governador antecipa o posicionamento do grupo político e distribui seus quadros de forma a maximizar o desempenho eleitoral. O recado está dado. E o jogo, definitivamente, começou.


