Política
Heloisa Helena pede imagens da tentativa de suicídio de 'Sicário'
Heloísa e Fernanda Melchionna solicitaram acesso a vídeos da Polícia Federal sobre caso de preso ligado ao banqueiro Daniel Vorcaro
As deputadas federais Heloísa Helena e Fernanda Melchionna apresentaram um requerimento solicitando acesso ao material audiovisual da Polícia Federal sobre a tentativa de suicídio de Luiz Philipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como “Sicário”, ocorrida enquanto ele estava sob custódia da corporação.
O pedido busca garantir a análise das imagens registradas no local do ocorrido, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do caso. Mourão é réu por organização criminosa e lavagem de dinheiro e, segundo investigações, teria atuado no monitoramento de pessoas e na coleta de informações estratégicas para um grupo investigado por atividades ilegais.
Para as parlamentares, é fundamental que haja transparência na apuração dos fatos, uma vez que o episódio ocorreu enquanto o investigado estava sob responsabilidade do Estado. No requerimento, elas defendem que o acesso aos registros em vídeo permitirá verificar como se deu o atendimento e os procedimentos adotados durante a ocorrência.
Heloísa Helena afirmou que a situação é grave e que episódios dessa natureza exigem total esclarecimento por parte das autoridades. Segundo ela, quando uma pessoa está sob tutela do Estado, é imprescindível que todos os protocolos sejam rigorosamente cumpridos.
“É algo gravíssimo quando alguém sob tutela do Estado passa por uma situação como essa. Apresentamos o requerimento para ter acesso às imagens e entender exatamente o que aconteceu”, declarou a deputada.
A parlamentar também ressaltou que, embora as imagens possam ser fortes, a verificação do material é necessária para garantir transparência e responsabilidade na condução do caso.
Paralelamente, Heloísa Helena e Fernanda Melchionna afirmaram que continuam defendendo a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar denúncias envolvendo o banco Master e possíveis irregularidades relacionadas ao caso.
Abertura de inquérito
A Polícia Federal confirmou a abertura de um inquérito para investigar a tentativa de suicídio. O diretor-geral da instituição, Andrei Rodrigues, informou que todas as ações e atendimentos realizados pelos agentes foram registrados por câmeras, sem pontos cegos, e que a investigação segue o protocolo padrão adotado em situações semelhantes.
O que é sicário?
"Sicário" é um apelido "que tem sede de sangue; cruel, sanguinário. O termo também pode ser usado como substantivo masculino no sentido de "assassino de aluguel; facínora". A Polícia Federal não usa nenhum destes sinônimos para descrever Mourão nos autos, mas afirma que ele seria o executor de "práticas violentas" dentro da organização.
Prevenção ao suicídio: onde buscar ajuda gratuita
A rede pública de saúde disponibiliza atendimento gratuito para pessoas que enfrentam sofrimento emocional, crises psicológicas ou pensamentos suicidas. O apoio pode ser acessado presencialmente, por telefone ou pela internet, garantindo acolhimento e orientação especializada.
Entre os serviços disponíveis estão:
CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e Unidades Básicas de Saúde — como postos, centros de saúde e equipes da Estratégia Saúde da Família;
UPAs 24 horas;
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) — telefone 192;
Prontos-socorros e hospitais da rede pública.
Outra alternativa é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio. O atendimento é realizado por voluntários treinados e ocorre de forma gratuita e sigilosa, 24 horas por dia, todos os dias da semana.
O contato pode ser feito pelo telefone 188, por chat, e-mail ou VoIP. A ligação para o número 188, realizada em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular em todo o Brasil.


