Política

Presidente do PT faz aceno a deputado do PP: “tem coração vermelho”

Deputado federal Daniel Barbosa acompanhou toda a solenidade, subiu ao palanque, aplaudiu, vibrou e demonstrou alinhamento público com o presidente Lula durante o evento

Por Blog do Edivaldo Junior 25/01/2026 11h11 - Atualizado em 25/01/2026 11h11
Presidente do PT faz aceno a deputado do PP: “tem coração vermelho”
Deputado acompanhou a visita do presidente Lula - Foto: Reprodução

A presença do presidente da República em Maceió na sexta-feira (23/01) para a entrega de ambulâncias e moradias do programa Minha Casa Minha Vida, também serviu como termômetro político. Ao estilo, Luiz Inácio Lula da Silva cuidou de reunir no palanque as principais forças políticas do Estado – incluindo partidos de oposição, a exemplo do PL de JHC e o PP de Arthur Lira.

JHC é presidente do PL em Alagoas. Ele subiu ao palanque, fez gestos a Lula – sem formalizar ainda o apoio esperado - e ainda conseguiu levar a senadora Eudócia Caldas, também do PL e alguns vereadores do partido.

O PP que está na oposição também participou do evento, mas de forma mais discreta. Dos quatro deputados federais do partido em Alagoas, apenas dois compareceram ao evento. Um deles, o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, optou por não subir ao palanque da solenidade principal, se limitando ao acompanhar a entrega de veículos destinados a prefeituras alagoanas.

A ausência de Lira no palco foi considerada como um gesto calculado. Outros dois deputados do PP, Marx Beltrão e Fábio Costa, não participaram da agenda presidencial, reforçando a leitura de que a bancada do partido, ao menos em Alagoas, segue dividida em relação ao governo Lula.

Coração vermelho

Na contramão da bancada, o deputado federal Daniel Barbosa acompanhou toda a solenidade, subiu ao palanque, aplaudiu, vibrou e demonstrou alinhamento público com o presidente Lula durante o evento.

O gesto não passou despercebido. O deputado estadual Ronaldo Medeiros, presidente do PT em Alagoas, fez questão de cumprimentar Daniel, abraçá-lo e registrar o momento em fotos publicadas nas redes sociais.

“Esse tem o coração vermelho”, escreveu Medeiros, em referência direta à afinidade política de Daniel Barbosa com o governo federal.

Em conversa por telefone, Ronaldo Medeiros reforçou que a postura de Daniel no evento reflete quem ele, de fato, politicamente.

“O Daniel, embora filiado ao PP, sempre esteve próximo do Lula. Na Câmara dos Deputados, ele tem cerca de 90% de votos favoráveis ao presidente”, afirmou.

Segundo Medeiros, Daniel Barbosa tem perfil democrático e atua de forma consistente em pautas alinhadas ao campo progressista.

“É um deputado que vota a favor das pautas do governo e soma praticamente em todas as votações, especialmente nas mais importantes”, completou.

Um estranho no ninho

Com esse histórico de votações e gestos públicos, Daniel Barbosa aparece como uma das exceções dentro do PP alagoano no relacionamento com o governo Lula. Um “estranho no ninho” da oposição.

Com esse perfil, a avaliação é de que, se desejasse, o deputado teria espaço para migrar para uma legenda da base aliada do governo Lula no Congresso Nacional.

Por ora, Daniel permanece no PP. Mas os sinais no palanque de Lula em Maceió, num ano de eleição, mostram que o deputado já escolheu um lado. Vai ficar com o Planalto. E nesse embalo uma mudança de legenda não seria nada estranho. Mas essa é outra história.