Política
Ex-prefeito com 96% de aprovação entra na chapa federal do MDB em AL
Agora, ele passa a integrar oficialmente o time do partido que entrará em campo com a missão de ampliar a bancada na Câmara dos Deputados.
Nome a nome, peça por peça, o MDB segue montando uma chapa competitiva para a disputa de deputado federal em 2026. O mais novo reforço é o ex-prefeito de Pilar, Renato Filho, que deixou a prefeitura em 2024 depois de duas gestões e teve em vários momentos aprovação histórica, de até 96%.
Agora, ele passa a integrar oficialmente o time do partido que entrará em campo com a missão de ampliar a bancada na Câmara dos Deputados.
Renato já havia confirmado, em informação antecipada pelo blog do Edivaldo Júnior em dezembro de 2025, que permaneceria filiado ao MDB. Ele chegou ao partido em 2022, a convite do então governador e hoje ministro Renan Filho.
Apesar de especulações de que Renato estaria distante do partido, o ex-prefeito é tratado internamente como um quadro de perfil majoritário, com forte recall administrativo, influência regional e capacidade de construir votação própria.
A confirmação foi feita pelo presidente estadual do MDB, senador Renan Calheiros, que destacou o peso político do ex-prefeito no desenho da chapa.
“Renato é jovem, promissor e sempre muito bem avaliado. É um dos melhores quadros da política alagoana e chega para somar na nossa chapa, que trabalha com o objetivo de eleger três deputados federais em Alagoas”, afirmou o senador.
Atualmente, o MDB tem dois deputados federais — Isnaldo Bulhões Junior e Rafael Brito — e trabalha para ampliar essa representação em 2026. A estratégia passa pela montagem de uma chapa com nomes competitivos, capazes de somar votação e disputar espaço dentro do quociente eleitoral.
“Já filiamos Tereza Nelma e Chicão, que são dois quadros testados nas urnas, com potencial eleitoral. Eles disputarão ao lado de Renato Filho e de outros nomes, que serão anunciados muito em breve, uma das três vagas que o MDB pretende conquistar”, completou Renan.
A entrada de Renato Filho reforça a leitura de que o MDB aposta em ex-prefeitos bem avaliados e lideranças com densidade eleitoral própria. Pilar, com cerca de 30 mil eleitores, tem peso relevante na disputa federal, e a expectativa no partido é que Renato saia do município com uma votação expressiva, ampliando sua competitividade no cenário estadual.
Com 128 mil seguidores no Instagram e boa presença nas redes sociais, o ex-prefeito também tem boa capacidade de articulação em cidades próximas, a exemplo de Atalaia, Maceió, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos e vai fazer campanha em dobradinha com a deputada estadual Fátima Canuto (MDB), que é mãe dele.
A montagem da chapa de Federal do MDB começa ganhar forma dentro de uma lógica territorial. Os deputados Rafael Brito Brito e Isnaldo tem boa capilaridade eleitoral na capital e interior, com influências maiores nas regiões metropolitana, norte e sertão. Tereza Nelma tem força na capital e no agreste e Chicão no litoral sul. Agora, renato filho traz densidade eleitoral na região metropolitana de Maceió, zona da mata e vale do Paraíba.
Nesta lógica, o próximo nome a ser confirmado deve ajudar o MDB a avançar em outra região do Estado. Mas essa é outra história...


