Política
Paulo Dantas antecipa a chapa majoritária: “trabalhamos com previsibilidade”
Governador fez um balanço otimista de 2025, apontando redução histórica do desemprego
Sem mistérios. Direto ao ponto. O governador Paulo Dantas define com antecedência incomum qual a estratégia eleitoral do seu grupo para as eleições deste ano. Em entrevista ao Blog do Edivaldo Júnior, nesta quarta-feira (14/01), no Palácio República dos Palmares, ele deixou claro que o governo entra em seu último ano com duas prioridades: ampliar o ritmo de entregas e consolidar uma estratégia política que, segundo ele, já está definida.
Paulo fez um balanço otimista de 2025, apontando redução histórica do desemprego, avanços no combate à fome, expansão da infraestrutura e investimentos em educação e saúde. Citou a entega de obras importantes, como o Hospital do Médio Sertão, a duplicação de rodovias, a ampliação do abastecimento de água e a construção dos aeroportos de Maragogi e Penedo.
Para 2026, a expectativa é de ampliar ainda mais capacidade de investimento, com recursos próprios e novos indicadores educacionais, como o Ideb e o Saeb, que o governo aposta que voltarão a colocar Alagoas entre os destaques nacionais.
Mas foi no campo político que o governador deixou a mensagem mais clara. Paulo Dantas afirmou que não será candidato a nada em 2026 e que permanecerá no cargo até o último dia do mandato. Ao mesmo tempo, revelou que o grupo opera com previsibilidade. Apoiará a reeleição do presidente Lula, o senador Renan Calheiros e, no plano estadual, trabalha com a convicção de que Renan Filho será o candidato ao governo.
A declaração tem peso. Paulo Dantas não tratou Renan Filho como uma hipótese distante, mas como o “futuro governador de Alagoas”, numa sinalização de que o Palácio dos Palmares já organiza o xadrez da sucessão em torno do atual ministro dos Transportes.
Para ele, a trajetória de Renan Filho, ex-prefeito, ex-deputado e ex-governador, somada ao desempenho no governo federal, o credencia naturalmente para disputar e vencer um terceiro mandato no Executivo estadual.
“O Renan Filho tema confiança do povo de Alagoas e a minha confiança. Eu tenho certeza de que eles será nosso futuro governador”, afirmou.
Ao reafirmar apoio a Lula, Renan Calheiros e Renan Filho, Paulo Dantas praticamente desenha a chapa majoritária do campo governista, algo raro dez meses da eleição. Isso se chama previsibilidade; na prática, significa fechar o espaço para disputas internas e reduzir incertezas para aliados e investidores políticos.
A chapa
Paulo Dantas trabalha com um roteiro definido. “Nós vamos continuar apoiando o presidente Lula, porque ele tem ajudado no desenvolvimento de Alagoas e do Nordeste”, afirmou. Na mesma linha, confirmou o apoio à reeleição de Renan Calheiros. “O senador Renan é fundamental para que o Estado continue nesse ciclo de desenvolvimento e de fortalecimento fiscal”, disse.
Sobre a sucessão estadual, o governador não deixou margem para dúvidas. “Se o ministro Renan Filho se disponibilizar, contará totalmente com o meu apoio”, declarou. E foi além ao projetar o futuro político do aliado. “Renan Filho foi um grande governador, está fazendo um trabalho extraordinário no Ministério dos Transportes e tem todas as condições de voltar a governar Alagoas”, afirmou, acrescentando que ele “conta com a confiança do povo e do nosso grupo político”.
Entregas
O governador também ancorou sua estratégia no volume de obras e investimentos. Ao fazer o balanço de 2025 e projetar 2026, destacou que o governo fechou o ano “com chave de ouro”, lembrando que Alagoas “reduziu a taxa de desemprego” e foi “o estado que mais reduziu a fome e a extrema pobreza”.
Para 2026, o governador aposta em um novo ciclo de investimentos e resultados. “Vamos bater recorde de investimentos com recursos próprios e vamos melhorar ainda mais a educação, com resultados do Saeb e do Ideb”, afirmou, projetando que Alagoas seguirá entre os dez estados com melhor desempenho no país.


