Política
Paulo, Renan Filho e JHC estarão juntos com Lula em Maceió este mês
A programação deve incluir, entre outros compromissos, a inauguração da nova sede da Embrapa em Maceió e a entrega de um residencial do programa Minha Casa, Minha Vida, ações que reforçam a presença do governo federal no Estado.
O governador Paulo Dantas e o ministro dos Transportes, Renan Filho, trabalham para viabilizar a vinda do presidente Lula a Alagoas. A agenda, antes prevista para dezembro do ano passado, deve ser confirmada ainda neste mês. Adata mais provável é 23 de janeiro. A programação deve incluir, entre outros compromissos, a inauguração da nova sede da Embrapa em Maceió e a entrega de um residencial do programa Minha Casa, Minha Vida, ações que reforçam a presença do governo federal no Estado.
Paulo Dantas e JHC vão subir juntos ao palaque, ao lado do de Lula e Renan Filho. E tudo indica que o clima será de cordialidade. O governador e o ministro fazem oposição ao prefeito de Maceió, que é do PL e votou em Jair Bolsonaro em 2022. Nos últimos meses, no entanto, JHC se aproximou de Lula e de Renan Filho, mas a relação com Paulo Dantas segue tensionada.
A movimentação em torno da visita de Lula a Alagoas ganhou visibilidade nessa terça-feira (13/01) depois que o prefeito de Maceió se antecipou e passou a divulgar, em sites e blogs ligados à prefeitura, a visita do presidente à capital. JHC anunciou que irá participar ao lado do presidente da inauguração de um residencial (veja abaixo), gesto que sinaliza uma aproximação com o Planalto como nunca antes vista desde o início do atual mandato presidencial.
O timing não passou despercebido. Ao mesmo tempo em que divulga a vinda de Lula, o entorno do prefeito também espalha a informação de que JHC prepara uma ampla reforma política na Prefeitura de Maceió, com exonerações e rearranjos que devem ocorrer antes do Carnaval — período que coincide justamente com a possível agenda presidencial na cidade.
Para observadores da cena política local, a visita de Lula pode funcionar como o palco escolhido por JHC para revelar seu futuro político. A expectativa é que o prefeito dê algum sinal concreto de alinhamento com o presidente, possivelmente indicando, ainda que de forma indireta, apoio à sua reeleição. Se isso se confirmar, representará uma quebra de paradigma na trajetória recente de JHC e pode levá-lo a redefinir seus rumos partidários e eleitorais.
O evento, por si só, já cria um ambiente de aproximação entre o prefeito e o presidente. Nos bastidores, não se descarta que JHC aproveite para anunciar algum movimento mais amplo, seja em relação ao apoio a candidatos ao governo e ao Senado, seja até mesmo sobre seu próprio projeto eleitoral, caso decida atender a um eventual pedido de Lula.
Com Dantas e Renan Filho atuando para garantir a agenda presidencial e JHC se movendo para ocupar espaço político ao lado de Lula, a visita promete ir muito além das inaugurações e pode marcar um novo capítulo no xadrez político de Alagoas.
Retorno
Em 10 de maio de 2024, Lula esteve em Maceió, inaugurando 914 moradias do Parque da Lagoa. No palanque, além de Arthur Lira, Paulo Dantas, estavam Renan Filho e JHC que, por coincidência ou não, ficaram durante todo o evento, lado a lado nua conversa de pé de orelha. Depois disso, a partir do início de 2025, os dois passaram a ter conversas reservadas em Brasília e há quem acredite que fizeram um acordo em torno da nomeação de Marluce Caldas para o STJ.
Ninguém confirma por palavras a existência de um pacto entre os Caldas e os Calheiros. Mas os gestos, os sinais, mostram que as duas famílias mais poderosas da política alagoana hoje tem conversado. Se houve ou haverá entendimento saberemos em breve. E a visita de Lula pode ser o momento da “revelação”,
Outro detalhe que deve ser observado. Arthur Lira também estava no palanque de Lula em 10 de maio e certamente estará com JHC, Paulo e Renan Filho na nova visita.
Lira, a exemplo de Renan Filho, teria sido o fiador do acordo de JHC com Lula. Um acorod que envolveria o apoio do prefeito a sua candidatura e a de Renan Calheiros ao Senado. E, coincidência ou não, ele apareceu ao lado do prefeito na última semana, após um período de afastamento. Essa visita de Lula, se confirmada, vai dar muito o que falar. Aantes e depois.
Vai dar certo
O governador Paulo Dantas disse ao blog do Edivaldo Junior que a agenda do presidente Lula está sendo fechada (confirmada) para visita a Alagoas: "vai dar certo", aponta.
Veja a informação"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Maceió no próximo dia 23 de janeiro para participar da entrega simbólica dos apartamentos, no bairro Santa Amélia. A agenda integra as comemorações pela marca de 2 milhões de unidades habitacionais entregues em todo o país por meio do programa Minha Casa, Minha Vida".


