Política
Alagoas se prepara para receber Caravana Federativa do Lula
Vinda da Caravana será nos dias 26 e 27 de fevereiro; informação foi divulgada em dezembro do ano passado
O secretário Executivo Marcos Rêgo (Serfi) e o arquiteto da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (Seaf/SRI), Daniel Szwec, reuniram-se, na quarta-feira (8) com o presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Neto Bomfim, e o superintendente da entidade, José Ribeiro, para alinhar detalhes da vinda da Caravana Federativa do Governo Lula a Alagoas.
O encontro teve como foco a organização da participação dos vereadores dos municípios alagoanos, com o objetivo de facilitar a integração e garantir que a Caravana seja um espaço efetivo de diálogo, cooperação e construção de soluções.
Na quarta (7), as equipes dos governos de Alagoas e Federal iniciaram os ajustes da logística com uma visita técnica ao Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, que receberá a Caravana, acompanhados pela gestora do espaço, Larissa Lopes.
Em novembro, o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, esteve na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, com o presidente da entidade, Marcelo Beltrão e o assessor especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Maurílio Pedrosa, para adiantar os preparativos.
A vinda da Caravana Federativa, nos dias 26 e 27 de fevereiro, foi confirmada no final de dezembro passado, quando o secretário de Estado, Júlio Cezar, foi a Brasília para reunião com o assessor especial da Secretaria de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Hilário Marques.
A iniciativa tem por finalidade aproximar os entes federativos, promovendo diálogo direto, assistência técnica e acesso a programas e recursos da União. Durante os dois dias, prefeitos, gestores municipais, vereadores, equipes técnicas e organizações da sociedade civil terão acesso à prestação de serviços, orientações sobre convênios, resolução de pendências administrativas, além de anúncios de investimentos, obras e entrega de equipamentos do Governo Federal.
“A Serfi atua como elo estratégico entre o Governo de Alagoas, os municípios, o Governo Federal e organismos internacionais. É nossa missão articular políticas públicas integradas, promover a cooperação técnica e institucional e fortalecer a presença de Alagoas no cenário nacional e internacional”, afirmou Júlio Cezar.


