Política
Zé Dirceu revela qual destino de Paulão: “ele vai atender o Lula”
O evento realizado no Centro de Inovação em Jaraguá, que reuniu lideranças locais e nacionais do PT, marcou posição em defesa da democracia
Durante o ato realizado nessa quinta-feira (08/01) em Maceió contra a tentativa de golpe no Brasil, o deputado federal Paulão confirmou que será candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados em 2026. O evento realizado no Centro de Inovação em Jaraguá, que reuniu lideranças locais e nacionais do PT, marcou posição em defesa da democracia.
Nos bastidores do encontro, o Blog do Edivaldo Junior conversou com o ex-ministro José Dirceu, considerado um dos mais importantes líderes da esquerda no Brasil. Ele revelou o fator decisivo para a mudança de rota do parlamentar, que tinha plano para disputar um cargo majoritário: Paulão vai adiar o projeto de disputar o Senado a pedido direto do presidente Lula.
“O presidente Lula precisa do Paulão na Câmara dos Deputados. Ele foi convocado para essa missão pelo nosso presidente e pelo nosso partido. Vai adiar um pouco o projeto do Senado para outro momento e concorrer à reeleição atendendo a esse pedido. O presidente Lula tem compromisso com a reeleição do Paulão, e todo o partido em Alagoas vai ajudar, porque ele tem sido muito importante para o governo em Brasília”, afirmou Dirceu ao blog.
De acordo com o ex-ministro, o mandato de Paulão está a serviço do partido e do país, num momento em que o Palácio do Planalto considera estratégica a formação de uma bancada robusta na Câmara dos Deputados. A avaliação é de que a governabilidade passa, necessariamente, por uma base parlamentar sólida para aprovar matérias de interesse do Executivo.
“Precisamos reeleger o Lula. Mas é preciso garantir também a ampliação da nossa base no Congresso Nacional para garantir que o Brasil avance ainda mais e afaste novas ameaças a nossa democracia”, disse Dirceu.
Nesse contexto, Paulão foi chamado a disputar a reeleição e aceitou a tarefa. O foco agora, segundo Dirceu, será a montagem de uma chapa competitiva de deputado federal em Alagoas, capaz de garantir não apenas a manutenção, mas o fortalecimento da representação petista no Congresso.
O deputado estadual Ronaldo Medeiros, presidente do PT em Alagoas, já se comprometeu a atuar diretamente ao lado de Paulão nesse processo. Além da articulação política para a formação da chapa, o partido pretende mobilizar a militância para dar sustentação à campanha, criando as condições necessárias para uma disputa competitiva.
“Nosso compromisso é trabalhar para garantir a vaga do PT de Alagoas na Câmara dos Deputados. Vamos mobilizar a militância, conversar com os outros partidos da Federação Brasil (PV e PCdoB) e com sociedade. O Paulão tem um mandato a serviço dos alagoanos e dos brasileiros e precisa ser mantido lá em Brasília”, disse Medeiros.


