Política

Veja reação de políticos de AL à polêmica envolvendo a propaganda da Havaianas com Fernanda Torres

Peça publicitária estrelada pela atriz Fernanda Torres gerou uma onda de reações intensas após sugerir que os brasileiros não deveriam desejar entrar em 2026 apenas com o "pé direito"

Por Danilo Silva* 24/12/2025 17h05
Veja reação de políticos de AL à polêmica envolvendo a propaganda da Havaianas com Fernanda Torres
Fernanda Torres protagoniza propaganda da Havaianas que irritou a direita - Foto: Reprodução

No último final de semana, a propaganda da marca de sandálias Havaianas, transformou-se em um campo de batalha ideológico nas redes sociais, com internautas e figuras da política se dividindo entre críticas, ironias e reflexões. A peça publicitária estrelada pela atriz Fernanda Torres gerou uma onda de reações intensas após sugerir que os brasileiros não deveriam desejar entrar em 2026 apenas com o "pé direito", mas sim com os "dois pés".

O que parecia um trocadilho publicitário sobre atitude e sorte foi interpretado por setores da direita como uma provocação política, mobilizando figuras públicas em todo o país, inclusive em Alagoas.

O Deputado Estadual Ronaldo Medeiros (PT), usou o seu perfil no X (antigo Twitter) para ironizar as críticas feitas à propaganda, citando o caso da tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica, que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a ser preso.

“A esquerda usa Havaianas. A extrema direita adora usar tornozeleira. A direita muito preocupada em trabalhar, né? Boa semana!”, disse o deputado.

Em outra publicação na mesma rede social, Ronaldo critica as falas da direita e reforça o apoio ao governo Lula. “Enquanto a direita inventa briga até com chinelo, o Governo Lula segue firme, com os dois pés no chão, transformando a vida dos brasileiros. Alagoas não para de avançar! E o PT não para de lutar: o 6x1 é pelo fim da exploração e pelos direitos de quem trabalha."

Já o Deputado Estadual, Cabo Bebeto (PL) e seu filho, vereador por Maceió, Caio Bebeto (PL), publicaram em conjunto em seus perfis do Instagram, um vídeo divulgando o sorteio de um tapete que possui uma ilustração do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os dizeres “Limpe os pés no Lula”.

Na legenda da publicação, o deputado ironiza com a frase que gerou a polêmica. “Já pensou em limpar os pés no Lula e entrar em casa sempre com o pé direito?”, disse o deputado.

O vereador por Maceió, Siderlan Mendonça (PL), publicou um vídeo em seu perfil do Instagram onde reflete que a polêmica tira o foco de outros problemas mais graves que o país enfrenta.

“Enquanto isso, tem muitas crianças descalças, colocando prego, até arame na sandália para ter o que calçar. Na minha infância, eu também já fiz isso. Porém, eu estou vendo muita gente jogando as suas Havaianas fora, cortando as Havaianas, onde poderia estar fazendo doação. Estamos nos preocupando com uma propaganda, quando, na verdade, o Brasil está cheio de problemas. Superlotação em hospitais, escolas sucateadas, estradas em péssimas qualidades. Então, temos outras coisas a serem discutidas no Brasil. Por mais que eu vote em Bolsonaro, eu não posso concordar com tudo que a direita se posiciona. Então, eu acho que nada vai mudar na minha vida jogando a minha Havaiana fora, mas vai mudar se eu fizer o bem a outra pessoa”, disse.

Até o momento, a Alpargatas, dona da marca Havaiana, não emitiu uma nota oficial específica sobre a interpretação política, mas o vídeo foi alvo de uma estratégia mista: enquanto alguns links foram removidos do feed principal após a enxurrada de críticas, o engajamento da marca saltou drasticamente.

*Estagiário sob supervisão