Política

Fátima Canuto e Renato filho definem partido para disputar a eleição

A deputada estadual não tem planos de deixar o MDB, nem mantém qualquer tratativa para se filiar ao PP

Por Blog de Edivaldo Junior 17/12/2025 04h04
Fátima Canuto e Renato filho definem partido para disputar a eleição
Renato Filho e Fátima Canuto vão ficar no MDB. - Foto: Reprodução

A deputada estadual Fátima Canuto não tem planos de deixar o MDB, nem mantém qualquer tratativa para se filiar ao PP. Apesar de informações de um colega de bancada na Assembleia Legislativa, interlocutores afirmam que a parlamentar vai disputar a reeleição pela legenda.

Reeleita em 2022 com 41,7 mil votos, a 11a maior votação, ela vai agora tentar seu terceiro mandato consecutivo e é apontada como uma das favoritas, apesar de ter perdido parte do seu espaço político na cidade de Atalaia, que era uma de suas bases políticas.

Nesse contexto, também é considerada improvável — inimaginável até — a hipótese de Fátima Canuto disputar a eleição na mesma chapa ao lado da ex-nora, a prefeita de Atalaia, Ceci Hermann. Além das diferenças políticas, pesam questões de ordem pessoal e familiar recentes, que afastam qualquer possibilidade de composição eleitoral ou de convivência política entre as duas no curto prazo.

A informação sobre uma possível mudança partidária chegou até o blog do Edivaldo Junior através de um colega de bancada de Fátima, mas não procede. O filho dela, secretário de Governo de Pilar, confirma que sua permanência no MDB está definida para a eleição de 2026.

Quanto ao seu futuro político, Renato Filho, ex-prefeito de Pilar confirmou que também permanecerá filiado ao MDB, afastando especulações sobre uma possível migração partidária. A tendência, segundo interlocutores do partido, é que ele dispute uma vaga de deputado federal pela legenda nas eleições do próximo ano.

Embora não mantenha boa relação com o governador Paulo Dantas, Renato Filho dialoga bem com o ministro dos Transportes, Renan Filho, responsável por sua filiação ao MDB quando governava o Estado.

Ao optar por permanecer no partido, Renato sinaliza que seguirá alinhado ao projeto liderado por Renan Filho e pelo senador Renan Calheiros em 2026, ainda que mantenha diálogo político com outras lideranças, como o deputado federal Arthur Lira, a quem deverá destinar o segundo voto para o Senado.

O nome de Renato Filho é citado nos bastidores como um dos possíveis integrantes da chapa federal do MDB. Com forte presença nas redes sociais e recall da gestão à frente da Prefeitura de Pilar — marcada por grandes investimentos e projetos de modernização —, ele chegou a ser lembrado, inclusive, para disputas majoritárias em 2022. Agora, pode ser uma das apostas do partido para a eleição proporcional do próximo ano.