Política
Paulo, MV e Renan Filho dão demonstração de união ao lado de Lula
O presidente Lula fez, durante seu discurso, em tom descontraído, o reconhecimento ao trabalho do ministro dos Transportes e destacou o avanço da CNH do Brasil
O ato de lançamento da CNH do Brasil, nessa terça-feira (9/12), serviu para inaugurar um novo formato de habilitação mais acessível e menos burocrático no país. Mas foi também um evento marcado por simbolismos políticos tanto a nível nacional, quanto local.
O presidente Lula fez, durante seu discurso, em tom descontraído, o reconhecimento ao trabalho do ministro dos Transportes e destacou o avanço da CNH do Brasil. Antes disso, ele se reuniu reservadamente com Renan Filho, o governador Paulo Dantas e o presidente da Assembleia Legislativa , Marcelo Victor. O deputado federal Luciano Amaral Filho também participou da audiência.
Para o ministro Renan Filho, foi também a oportunidade de mostrar – ou melhor, de escancarar - ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a consolidação de uma aliança política que promete ser duradoura em Alagoas.
Ao levar para a solenidade o governador Paulo Dantas e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, Renan Filho quis deixar claro que divide com eles a autoria — e os frutos — de uma conquista apresentada como histórica para o país.
E tem sido assim. Renan Filho, MV e Paulo Dantas tem dividido, ao estilo, não só o anúncio de novos investimentos e novas obras, mas também a conquista de resultados positivos. Conseguem, assim, deixar de lado vaidades pessoais e sinalizam que é melhor vencer juntos do que correr o risco de perder separados.
Paulo chegou ao governo a partir de um pacto entre eles três, com aval de Renan Calheiros. E é em nome deste pacto, do compromisso assumido, que ficará até o fim do seu mandato – para garantir que tudo saia como planejado.
O governo de Paulo foi a continuidade do projeto iniciado por Renan Filho. O plano inicial era um pouco diferente. O governador hoje seria Luciano Barbosa. Mas ele preferiu ser prefeito de Arapiraca. Para PD e RF, o desfecho foi melhor que o esperado.
Pode chamar de sorte ou de destino, mas o fato é que Paulo e Renan Filho são da mesma geração e conseguem jogar bem, seja no campo ou na política. A relação entre os dois deu liga, uma liga fortalecida pela experiência, habilidade e firmeza de Marcelo Victor. Agora os três, juntos com Renan, marcham juntos em 2026 - com perspectiva e esticar essa aliança por muito mais tempo. Mas essa é outra história.
A CNH do Brasil e Alagoas
Com a nova política, o governo federal projeta reduzir em até 80% o custo para obtenção da habilitação e eliminar exigências semelhantes à reserva de mercado — como a necessidade obrigatória de autoescola e aulas teóricas presenciais.
Em Brasília, o gesto simbólico de incluir Paulo Dantas e Marcelo Vitor na cerimônia tem forte recado político: reforça a ideia de que a pauta da mobilidade e da inclusão social no trânsito passa também pela base de poder em Alagoas — e que os alagoanos ocupam papel de protagonismo nesse processo.
CNH acessível
A mudança no modelo de habilitação tem impacto direto para milhões de brasileiros excluídos pelo custo ou pela burocracia. Segundo dados oficiais, há cerca de 20 milhões de pessoas dirigindo sem carteira de motorista no país — parcela que, com a CNH do Brasil, poderá buscar regularização.
Em Alagoas, estado com alta demanda reprimida por habilitação, essa medida ganha força. Para muitos, representa não apenas a chance de regularizar sua situação, mas também uma porta de entrada para emprego, mobilidade e dignidade civil — elementos que, somados ao capital político, permitem que a liderança local construa narrativa de representatividade e conquista.
Fique por dentro:
CNH do Brasil: presidente Lula e Renan Filho anunciam mudança histórica no processo de obtenção da habilitação


