Política

“Paulão só não será candidato a senador pelo PT em 26 se não quiser”

No terceiro mandato de deputado federal, Paulão já disse diversas vezes, que seu projeto é disputar o Senado em 2026

Por Blog de Edivaldo Junior 07/12/2025 10h10 - Atualizado em 07/12/2025 13h01
“Paulão só não será candidato a senador pelo PT em 26 se não quiser”
Paulão ao lado do presidente Lula. - Foto: Assessoria

O deputado federal Paulão deve ser o candidato ao Senado pelo PT de Alagoas em 2026. A avaliação é do presidente estadual do partido, deputado Ronaldo Medeiros. Ele confirmou que está avançando nas articulações para a construção de uma candidatura própria da sigla à majoritária.

"O Paulão só não será candidato a senador pelo PT se não quiser. Ele tem o nosso apoio e também o apoio da maioria dos nossos aliados", avisa Medeiros.

No terceiro mandato de deputado federal, Paulão já disse diversas vezes, que seu projeto é disputar o Senado em 2026. Seu nome foi lançado, em junho deste ano, em nota pelo antigo diretório estadual do partido, que era controlado por seu grupo.

“Em 2026, serão eleitos dois terços do Senado, o que nos possibilita reforçar ainda mais nossa aliança eleitoral, estendendo-a também para o cargo de Senador e indicando o nome do deputado federal Paulão para representá-lo nessa disputa”, diz trecho da nota.

Medeiros, mesmo sendo integrante de grupo divergente da tendência de Paulão, defende abertamente o seu nome. Para ele, o deputado representaria o presidente Lula no Estado, reuniria a militância e seria o nome natural do campo progressista para ocupar uma das duas vagas em disputa.

O presidente do PT alagoano reforça que, no cenário atual, as opções para o Senado colocadas à mesa — com exceção de Renan Calheiros — se situam mais à direita, o que reforça a necessidade de um candidato alinhado ao PT.

Ronaldo Medeiros acrescenta que o PT deve apoiar à candidatura de Renan Filho ao governo e também à reeleição do senador Renan Calheiros. Como o pleito terá duas vagas para o Senado, a proposta é que o partido apresente um nome próprio para representar a esquerda alagoana na segunda vaga.

O tema já foi tratado diretamente com o senador Renan Calheiros, que demonstrou apoio à iniciativa. “Renan disse que o Paulão seria um excelente nome, não via qualquer problema na candidatura”, relatou o presidente do PT.

O senador reiterou publicamente essa posição em nota divulgada nessa sexta-feira (05/12), reforçando que não há obstáculo algum à disputa de Paulão — seja ao Senado ou à reeleição na Câmara — e que, se depender dele, o deputado terá total apoio para concorrer ao Senado.

Internamente, Medeiros afirma que cresce o grupo no PT que defende um nome identificado com a esquerda na chapa majoritária. Para ele, Paulão reúne condições políticas, trajetória e densidade eleitoral para representar o partido e fortalecer a presença do campo democrático no debate sucessório.