Política
MDB arma chapa de federal para surpreender em AL: “vamos fazer três”
Foram confirmadas a filiação de Tereza Nelma e Chicão, dois ex-deputados com histórico eleitoral consistente
O MDB de Alagoas avançou na montagem de sua chapa para a Câmara Federal. Com dois deputados, o objetivo agora é chegar a três a partir de reforços que estão chegando à legenda. Nesta quarta-feira (03/12) foram confirmadas a filiação de Tereza Nelma e Chicão, dois ex-deputados com histórico eleitoral consistente.
“O partido está montando a sua chapa proporcional. O MDB tem dois deputados federais e tem uma meta que é eleger três deputados federais. E para isso vai fazer uma chape competitiva, com nomes expressivos que competirão pela terceira vaga. É esse o atrativo que temos a oferecer aqueles pretendem disputar, com chances, as eleições no próximo ano”, aponta o senador Renan Calheiros, presidente do MDB em Alagoas.
A filiação ocorreu em Brasília, na sede nacional do partido. A ex-deputada federal e secretária de Estado Tereza Nelma e o ex-deputado estadual e médico Francisco Beltrão, o Chicão, já passam a integrar o núcleo central da estratégia do partido para buscar a terceira vaga federal em 2026. O ato reuniu toda a bancada federal do MDB de Alagoas — dois senadores e dois deputados — demonstrando o peso político da movimentação.
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, conduziu o ato, ao lado dos senadores Renan Calheiros e Fernando Farias e do deputado federal Rafael Brito. O líder da bancada na Câmara, Isnaldo Bulhões, destacou que se trata de reforço qualificado, capaz de ampliar a atuação partidária em temas como democracia, direitos das minorias e políticas públicas estruturantes. Bulhões afirmou tratar-se de um “dia muito especial” para a legenda, saudando os novos filiados como quadros testados e aprovados.
Os dois chegam com capital eleitoral relevante. Em 2022, Tereza Nelma recebeu 24.722 votos, enquanto Chicão somou 21.408 votos. Ambos já exerceram mandato e agora passam a ser considerados como estratégicos na chapa do MDB. Além deles, a direção do partido deve anunciar novos nomes para reforçar a chapa nos próximos dias, ampliando a competitividade.
Outros nomes circulam nos bastidores como possibilidades de composição da chapa de federal, a exemplo da vereadora de Maceió Fátima Santiago ou do ex-prefeito de União dos Palmares, Kill Freitas. A chapa completa do MDB deve ser definida até o início do próximo ano e poderá vir com “surpresas” de última hora, tanto no time masculino quanto no feminino. Mas essa é outra história.

