Política
Presidente do Tribunal de Justiça assume Governo de Alagoas interinamente
Governador se afastou do cargo para tratamento médico
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, tomou posse, na manhã desta terça-feira (2), como governador em exercício do Estado de Alagoas, devido ao afastamento do governador Paulo Dantas para tratamento médico.
Paulo Dantas foi representado na cerimônia de transmissão de cargo, no Palácio República dos Palmares, pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro. Bittencourt permanecerá no exercício do cargo até o dia 11 de dezembro.
O presidente do TJ-AL é o quarto na linha de sucessão em caso de ausência do governador do Estado. O vice-governador Ronaldo Lessa (segundo na linha sucessória), está de licença, e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vítor (terceiro na linha de sucessão), está cumprindo outros compromissos.
Após assinar o termo de transmissão do cargo, Fábio Bittencourt iniciou seu discurso dizendo que estava agradecido ao governador Paulo Dantas, ao vice-governador Ronaldo Lessa e ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vítor, por confiarem a um membro do Poder Judiciário assumir o governo de Alagoas.
-09.jpg)
“Realmente é muito importante essa união e harmonia existente entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em virtude dessa união, dessa parceria, é que hoje estou assumindo o governo do Estado com o compromisso de dar continuidade administrativa ao que vem sendo feito pelo governador Paulo Dantas”, destacou Fábio Bittencourt.
Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o governador Paulo Dantas por ter sido eleito presidente do Consórcio Nordeste, na última reunião realizada pela entidade na cidade de Teresina, no Piauí. “O governador Paulo Dantas tem uma excelente gestão, com programas importantes como o Creche Cria, o Alagoas de Ponta a Ponta e tantos outros essenciais para o desenvolvimento de Alagoas”, acrescentou.
Ele assegurou que dará continuidade a todos programas e obras do governo de Alagoas durante sua permanência no Executivo, a exemplo de programas como Rural Legal, executado em parceria pelo governo de Alagoas e o Poder Judiciário. “É um dos programas sociais de maior alcance do Poder Judiciário, juntamente com o Poder Executivo, o Iteral e a Associação dos Notários de Alagoas”.
-24.jpg)
O secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, disse que a posse do desembargador Fábio Bittencourt é uma demonstração da harmonia que existe entre os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, e mostra porque o estado de Alagoas evolui tanto.
“Temos os poderes harmoniosos e preocupados com o bem público. Esse momento reflete isso, e o desembargador Fábio Bittencourt vai poder vivenciar como funciona o governo de Alagoas. Vamos ter uma agenda extensa com o governador, mostrando obras e as inaugurações que irão ocorrer, e espero, como sempre, esse momento seja de harmonia, felicidade e que o governador em exercício tenha um bom governo nesses 10 dias que irão por vir”.
O presidente do TJ/AL em exercício, desembargador Cláudio Cavalcanti, que ficará à frente da Corte durante a permanência do desembargador Fábio Bittencourt, explicou que estava sendo cumprindo um mandamento constitucional que garante a harmonia entre os poderes.
Ele reforçou a importância da harmonia dos poderes em Alagoas para tudo continue funcionando normalmente. “Todos os integrantes dos poderes Executivo, Judiciário se comunicam muito bem, de maneira republicana, respeitosa, e quem ganha com isso é o Estado de Alagoas e a Sociedade Alagoana”, acentuou.
-13.jpg)
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em exercício, seccional Alagoas (OAB/AL), Cláudia Medeiros, afirmou que da mesma forma que o desembargador Fábio Bittencourt tem conduzido o Tribunal de Justiça de Alagoas, não tem dúvidas de que fará um excelente trabalho à frente do governo do estado de Alagoas. “Pode contar conosco, com a nossa colaboração. Estamos todos juntos para que o exercício da governança seja feito da melhor forma possível”, assegurou Claudia.
Para o procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Alagoas, Lean Araújo, a posse do presidente do Tribunal de Justiça como governador é um momento muito importante para o estado de Alagoas, considerando a sintonia e a lealdade institucional. “Tenho certeza que o presidente do Tribunal de Justiça, hoje governador do Estado de Alagoas, terá a mesma forma de realização, equilíbrio, sensatez e lealdade com as outras instituições, sempre pensando no bem para o estado de Alagoas”.

