Política

Paulo Dantas é eleito presidente do Consórcio Nordeste

Eleição ocorreu durante a Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, em Teresina

Por Redação com Agência Alagoas 01/12/2025 18h06 - Atualizado em 01/12/2025 20h08
Paulo Dantas é eleito presidente do Consórcio Nordeste
Eleição ocorreu durante encontro com governadores e governadoras do Nordeste - Foto: Gabriel Paulino / Consórcio Nordeste

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, foi eleito, nesta segunda-feira 1º, o novo presidente do Consórcio Nordeste para o ano de 2026. 

A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, realizada no Hotel Blue Tree. 

Com o resultado, Dantas sucede o governador do Piauí, Rafael Fonteles, cujo mandato teve início em fevereiro deste ano.

Em suas redes sociais, Paulo Dantas comemorou o resultado da eleição. "É com muita alegria e com muita certeza que os estados do Nordeste vão continuar ajudar o brasil a se desenvolver rapidamente. Nestes últimos dias, o Nordeste gerou mais empregos, alfabetizou mais crianças na idade certa, tem se destacado em vários setores, e esse trabalho vai continuar com união e perseverança", disse.

O governador de Alagoas destacou ainda os projetos que devem pautar seu mandato, voltados ao fortalecimento do desenvolvimento e do crescimento econômico e social da região, envolvendo áreas como inteligência artificial, turismo, infraestrutura, logística, ciência, tecnologia e inovação, energia limpa e descarbonização, entre outros.

Sobre o Consórcio

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) é uma autarquia interfederativa formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região.

Criado para funcionar como ferramenta de gestão a serviço dos interesses comuns dos governos estaduais, o Consórcio também atua como articulador de pactos em torno de políticas públicas que contribuam para superar preconceitos e desigualdades, além de fortalecer valores de respeito às pessoas e à biodiversidade do Nordeste e do Brasil.