Política
Obras da AL-102, que duplica a 101, ganham novo ritmo na Grande Maceió
A obra da AL-102 não é isolada, ela integra um conjunto de intervenções que prometem reconfigurar a infraestrutura da região
O governo Paulo Dantas imprime novo ritmo nas intervenções na Grande Maceió. A obra de implantação da rodovia AL-102 Norte — parte do plano “Alagoas Faz a Grande Maceió Maior” — atingiu 80% de execução no primeiro trecho, que liga o bairro Guaxuma até a Praia da Sereia, com 6 km de extensão. A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2026. Esta nova rodovia duplica, na prática, a Alagoas 101 Norte, que liga a capital ao litoral norte do Estado.
A AL-102 representa cartão-postal do esforço da gestão estadual para renovar a infraestrutura viária, com foco em mobilidade urbana, segurança no trânsito e integração do litoral Norte ao resto da região metropolitana. Segundo a secretaria responsável pela obra, a via vai oferecer fluidez e conforto ao tráfego, além de preservar o patrimônio histórico e reduzir desapropriações a que a duplicação da antiga AL-101 Norte estaria sujeita.
O avanço em AL-102 reforça o compromisso do governo com o pacote de R$ 5 bilhões em obras e serviços estruturantes, que já vem gerando emprego, renda e visibilidade ao Estado. Com a concretização desse tipo de obra, a gestão tende a consolidar sua presença na capital e regiões vizinhas, não apenas como gestora de obras, mas como agente de transformação urbana e mobilidade.
Neste contexto, o novo ritmo de obras — e a divulgação de seus avanços — contribui para colocar Maceió e a Grande Maceió numa espécie de “nova agenda” de desenvolvimento, com impacto real na paisagem urbana, no transporte e na vida de moradores. A obra da AL-102 não é isolada: integra um conjunto de intervenções que prometem reconfigurar a infraestrutura da região.

