Política

Renan Filho muda de BSB para Alagoas e define início da pré-campanha

A mudança, reforça o ministro, vai permitir que ele intensifique a agenda em Alagoas a partir já do próximo mês de dezembro

Por Blog de Edivaldo Junior 29/11/2025 12h12
Renan Filho muda de BSB para Alagoas e define início da pré-campanha
Renan Filho, ministro dos Transportes. - Foto: Assessoria

É martelo batido, com a ponta do prego virada. O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), será candidato ao governo de Alagoas em 2026. E para que não restem dúvidas, ele já definiu o início da pré-campanha. E foi além ao decidir mudar sua família de Brasília para Maceió, onde deve passar a maior parte do tempo a partir do próximo ano.

Ao ser questionado pelo Blog do Edivaldo Junior sobre a definição de sua pré-candidatura, Renan Filho deixou pouco espaço para interpretações. “Para quem tem dúvida do quanto estou querendo ser candidato ao governo de Alagoas, pode dizer que já pedi a transferência da escola dos meus filhos. Este ano eles estão estudando em Brasília, no próximo ano vão estudar em Maceió”, afirmou.

A mudança, reforça o ministro, vai permitir que ele intensifique a agenda em Alagoas a partir já do próximo mês de dezembro. Renan Filho tem mantido presença constante em Maceió, especialmente nos fins de semana. Agora, anuncia um novo ritmo para 2025. “Vamos conversar com as pessoas, ouvir as lideranças, percorrer Alagoas”, disse, reforçando que o contato direto será a marca dessa nova etapa.

A partir de janeiro de 2026, o ministro pretende intensificar as viagens pelo interior, com a realização de grandes encontros regionais. A visita aos municípios só deve ganhar volume, no entanto, a partir de abril, quando Renan Filho deixa o Ministério para ficar apto a disputar as eleições.

Enquanto a agenda no interior não começa, Renan Filho afirma que o diálogo com a população está ativo pelas redes sociais. “O contato é permanente com os alagoanos. Tenho ouvido e conversado todos os dias com dezenas e dezenas de pessoas, acompanhando de perto tudo que acontece na nossa Alagoas”, destacou. A estratégia é ampliar presença e manter o debate político aquecido até o início oficial do período eleitoral.

Sobre o seu futuro político, Renan Filho revela que vai trabalhar junto com o seu grupo para voltar ao governo. "Eu tenho compromisso com o povo de Alagoas e com nossos aliados. Embora alguns pensem que estou preocupado com um projeto nacional, eu gostaria de dizer que tenho lado e sou de grupo. Todas as minhas decisões são tomadas pensando no nosso estado e sua população e ouvindo nossos aliados", afirma.

Na área de atuação do Ministério, Renan Filho espera dar celeridade a várias obras que estão em execução no Estado, além de anunciar novos projetos como a federalização da rodovia que liga a BR 316 aViçosa. “Temos várias obras em execução em Alagoas, a exemplo da ponte de Penedo, duplicação da Br 101 e arco metropolitano de Maceió. Agora com o verão estas obras vão avançar mais rapidamente e além disso devemos anunciar novos projetos para Alagoas”, aponta.

O ministro também avalia que o Estado vive um momento favorável para avançar. Ele elogiou o desempenho do governador Paulo Dantas e defendeu a continuidade do atual modelo de gestão. “O Paulo Dantas está indo muito bem, realizando obras, avançando na execução de projetos. Precisamos continuar com esse trabalho em todas as áreas, garantindo que nosso Estado siga avançando acima da média nacional em todos os indicadores”, afirmou.