Política

Lira mostra força, tira Gunnar de JHC e monta maior chapa de federal

Ao tirar Gunnar Nunes do grupo de JHC para o seu partido, o PP, Lira enfraquece de um lado a chapa de deputado federal que o prefeito de Maceió está montando no PL

Por Blog de Edivaldo Junior 28/10/2025 09h09
Lira mostra força, tira Gunnar de JHC e monta maior chapa de federal
Gunnar Nunes, da Assembleia de Deus, se filia ao Progressistas em evento com Arthur Lira - Foto: Assessoria

O deputado federal Arthur Lira (PP), ex-presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato ao Senado, fez nessa segunda-feira (27/10) um movimento surpreendente - e ao mesmo tempo estratégico e ousado no tabuleiro político de Alagoas.

Ao tirar Gunnar Nunes do grupo de JHC para o seu partido, o PP, Lira enfraquece de um lado a chapa de deputado federal que o prefeito de Maceió está montando no PL; do outro reforça a chapa que vem sendo montada pela Federação União Progressista para a disputa proporcional de 2026.

Gunnar, que até então integrava o grupo do prefeito JHC, oficializou sua ida para o PP em um grande ato que contou com a participação de seu pai, o presidente da Assembleia de Deus em Alagoas, José Orisvaldo Nunes de Lima e do deputado estadual Mesque Padilha (União).

A mudança é uma demonstração de força de Arthur Lira, que consolida um time de peso para a Câmara Federal. Salvo fato novo, a chapa do PP/União Brasil será a mais competitiva do Estado.

Entre os cotados para as 7 vagas de homens, de acordo com interlocutores de Lira, estão Álvaro Lira ( filho de Arthur Lira), os deputados Marx Beltrão, Fábio Costa, Daniel Barbosa e Alfredo Gaspar, além de Gunnar e do ex-deputado federal Nivaldo Albuquerque.

Com o bloco masculino definido, fica faltado escalar três mulheres, que, segundo interlocutores próximos ao comando partidário, serão “a surpresa” da chapa, com potencial de votação expressivo.

A avaliação é de que todos os nomes masculinos da chapa têm capacidade de ultrapassar a marca dos 50 mil votos. Álvaro Lira, por exemplo, é apontado como o nome de maior densidade eleitoral, podendo alcançar entre 150 mil e 200 mil votos.

Considerando o coeficiente eleitoral estimado para 2026, que deve variar entre 190 mil e 200 mil votos, a chapa do PP/União teria condições de eleger quatro deputados federais com relativa segurança e, a depender do desempenho das candidatas mulheres, alcançar uma quinta vaga.

A movimentação também tem efeito simbólico. Ao atrair Gunnar, Arthur Lira mostra articulação e força. Há, no entanto, pontos ainda em aberto. O deputado Daniel Barbosa pode migrar para outra legenda; Há quem imagine que Fábio Costa também avalie outras alternativas partidárias.

Versão oficial


Veja texto da assessoria


Arthur Lira comanda ato de filiação de Gunnar Nunes ao PP em evento prestigiado por lideranças evangélicas de toda Alagoas

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), presidiu na manhã desta segunda-feira (27), em Maceió, o ato de filiação de Gunnar Nunes ao Progressistas (PP). O evento, realizado em um hotel na orla da capital alagoana, reuniu cerca de 200 lideranças evangélicas, com forte presença de representantes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Alagoas, além de autoridades políticas estaduais e municipais.

Para Lira, a filiação de Gunnar representa “o fortalecimento de um projeto político que une fé, trabalho e compromisso social com Alagoas, e que em 2026 apresentará os melhores quadros do estado para disputar as eleições do próximo ano. Gunnar é um desses nomes e tem muito a contribuir com nosso partido e com nosso estado”. Ainda segundo o líder progressista, o PP tem se consolidado como “um partido de diálogo, aberto a quem quer somar e construir resultados concretos para o povo”.

“Gunnar é um líder comprometido, que une a força da juventude a uma trajetória de serviços e dedicação à comunidade evangélica de Maceió e de diversos municípios alagoanos. Sua filiação ao PP reforça o compromisso do nosso partido com os valores cristãos e evangélicos, e com a busca pelo desenvolvimento econômico, social e humano de nossa gente”, afirmou Arthur Lira.

Filho do pastor-presidente José Orisvaldo Nunes de Lima, que desde 2015 lidera a Assembleia de Deus em Alagoas (AD Alagoas), Gunnar Nunes exerce atualmente a função de coordenador-geral de Mídia e Relações Públicas Institucionais da igreja. Sob sua coordenação, o canal oficial da AD Alagoas no YouTube ultrapassou a marca de 100 mil inscritos, tornando-se uma das principais plataformas evangélicas do Nordeste. Com a filiação, Gunnar se consolida como pré-candidato a deputado federal pelo PP.

Gunnar também está associado a diversas ações sociais da denominação, como mutirões de saúde, cirurgias de catarata e pterígio, além de iniciativas humanitárias em apoio a famílias atingidas por enchentes em várias regiões do Estado. Durante seu discurso no evento, ele destacou que chega ao Progressistas com o propósito de unir fé e compromisso público.

“Entro no PP com o coração cheio de esperança e com a responsabilidade de representar bem o povo evangélico e toda Alagoas. Vamos trabalhar juntos, com fé em Deus e com união, para transformar realidades e cuidar das pessoas que mais precisam”, declarou Gunnar Nunes.

O ato foi marcado por entusiasmo e pela reafirmação da força política e social do segmento evangélico em Alagoas. Participaram do encontro os deputados federais Marx Beltrão e Fábio Costa, ambos do PP; o vereador de Maceió Luciano Marinho (PP); e os deputados estaduais Mesaque Padilha, Francisco Tenório, Fernando Pereira e Ângela Garrote, também filiados à agremiação presidida em Alagoas por Arthur Lira. O deputado federal da Paraíba Wellington Roberto (PL) também compareceu ao evento.