Política

Lelo Maia vence primeiro round contra DMTT e “bomba” nas redes sociais

O parlamentar levou o tema à Assembleia Legislativa, anunciou ações judiciais e uma audiência pública para discutir o funcionamento do DMTT

Por Blog de Edivaldo Junior 27/10/2025 05h05
Lelo Maia vence primeiro round contra DMTT e “bomba” nas redes sociais
Lelo Maia espalha outdoors em Maceió contra a "indústria da multa". - Foto: Reprodução

O que começou como um confronto com agentes do DMTT (Departamento Municipal de Transportes e Trânsito) de Maceió se transformou em uma das campanhas políticas mais bem estruturadas e de maior repercussão recente em Alagoas.

O deputado estadual Lelo Maia (União), que se envolveu em um conflito durante uma blitz de trânsito, conseguiu e transformar a polêmica em uma causa política de forte apelo popular: o combate a chamada “indústria da multa” em Maceió.

Nos últimos dias, o parlamentar levou o tema à Assembleia Legislativa, anunciou ações judiciais e uma audiência pública para discutir o funcionamento do DMTT, além de espalhar outdoors pela cidade denunciando supostos abusos do órgão. Como resultado, Lelo passou ampliou consideravelmente sua visibilidade política e digital.

De acordo com dados da plataforma Social Blade, o deputado ganhou 7,4 mil novos seguidores em 14 dias, um crescimento de aproximadamente 30% em seu perfil no Instagram, que agora soma 32,7 mil seguidores. O engajamento também impressiona: 7,9%, o segundo maior entre os políticos alagoanos — atrás apenas do deputado Delegado Leonom (União), que tem 8,27%. Em média, cada publicação de Lelo registra 2 mil curtidas e quase 500 comentários, números expressivos para um parlamentar estadual.

Essa guinada digital vem em meio a uma disputa de narrativa com o DMTT. O deputado acusa o órgão de promover “ataques” contra ele, inclusive na mídia, após o episódio em que tentou impedir o guinchamento de um veículo.

Lelo afirma que reagiu “no mesmo nível” e que a resposta articulada nas redes foi fundamental para reverter a situação. “Eu dou um boi para não entrar em uma briga, mas dou uma boiada para não sair dela”, afirmou..

Distensionando

Um interlocutor da prefeitura de Maceió revelou ao blog que o prefeito JHC não pretende prolongar o embate com o parlamentar. O clima já é de distensionamento, com a orientação de evitar a continuidade do confronto público e reavaliar o funcionamento do DMTT a partir da próxima semana.

“O prefeito não tem interesse em transformar esse caso em um conflito político. A ideia é buscar uma saída técnica, que reduza a tensão e evite desgaste com a população”, resumiu o interlocutor.

Lelo venceu, literalmente, o primeiro round no embate contra o DMTT. E nesse embalo, tem tudo para vencer a luta. A partir de agora, quanto mais lenha na fogueira, melhor para ele. Resta saber se diretor-presidente do DMTT de Maceió, André Costa, vai jogar água na fogueira ou vai continuar jogando gasolina no fogo.

No bolso

Na prática, o episódio deu a Lelo Maia não apenas visibilidade, mas também uma bandeira política com forte apelo popular.

O tema da “indústria da multa” mobiliza motoristas, motociclistas e trabalhadores afetados pelas blitz e pelo aumento expressivo das autuações em Maceió. Segundo levantamento do Blog do Edivaldo Junior, a arrecadação com multas cresceu mais de 240% entre 2021 e 2024, saltando de R$ 8,1 milhões para R$ 27,7 milhões — dado que vem sendo amplamente explorado pelo deputado.

O que poderia ter sido um “tiro no pé” acabou se transformando em um acerto do deputado. O DMTT deu a Lelo Maia não apenas exposição, mas também um discurso mobilizador e uma causa de grande repercussão social — que, ao que tudo indica, deve fortalecer seu nome na disputa pela reeleição e ampliar sua projeção política, especialmente na capital. Mas essa é outra história.