Política
Federação Solidariedade-PRD prepara “chapa surpresa” de federal em AL
À frente da articulação está o advogado Adeilson Bezerra, conhecido como o “mago das coligações"
Depois da “chapa do barulho” do PSD e da “chapa mágica” do MDB, surge agora a “chapa surpresa”. A Federação formada pelo Solidariedade e pelo PRD (Partido da Renovação Democrática) promete ser uma das grandes novidades da eleição de 2026 em Alagoas.
À frente da articulação está o advogado Adeilson Bezerra, conhecido como o “mago das coligações”, que aposta em uma composição ousada e calculada para brigar pela última vaga de deputado federal no Estado.
Pelas contas do dirigente, a Federação teria condições de reunir mais de 150 mil votos — o suficiente para disputar a nona vaga alagoana à Câmara dos Deputados. “Se Alagoas tivesse ficado com oito vagas, como se pensava antes, essa estratégia não teria espaço. Mas com nove vagas, o jogo muda. Estamos montando uma estrutura sólida para disputar a última vaga nas sobras”, aponta Bezerra.
O dirigente garante que a Federação contará com o apoio integral do diretório nacional e já trabalha com nomes competitivos, capazes de representar diferentes regiões e segmentos políticos do Estado. Entre os cotados estão a vereadora de Maceió Silvânia Barbosa, Danúbia Barbosa, Marcos Ferreira, Emmanuel Fortes, Coronel Ivon, Heloane Bezerra, Izabelle Lins, Jair Marinho e Lindomar Queiroz.
Silvânia Barbosa, aliás, é uma das peças mais disputadas do tabuleiro político de 2026. A vereadora é sondada tanto pelo MDB quanto pelo PSD, mas, segundo Adeilson Bezerra, não será liberada facilmente. “Ela só pode ser liberada pelo presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força. E isso não será uma movimentação simples”, afirmou o dirigente em conversa com este blog.
Em nota divulgada pela assessoria, o presidente do partido avisa que “Alagoas vai cumprir seu dever, elegendo um deputado federal para a nação brasileira e para o Solidariedade”, afirmou Bezerra.
A grande surpresa, porém, pode vir do próprio líder do projeto. O advogado Adeilson Bezerra, que vem atuando na defesa dos pequenos produtores rurais de Palmeira dos Índios — ameaçados de despejo em uma ação movida pela Funai e pelo Governo Federal —, pode entrar pessoalmente na disputa.
Com a experiência e a habilidade que lhe renderam o apelido de “mago das coligações”, Adeilson Bezerra aposta em uma formação enxuta, mas estratégica. Se conseguir transformar os cálculos em votos, a “chapa surpresa” da Federação Solidariedade-PRD pode realmente surpreender nas eleições de 2026 em Alagoas.
Versão oficial
Veja nota da assessoria
Federação Solidariedade e PRD promete surpreender nas eleições de 2026
O advogado Adeilson Bezerra - Mago das Coligações - pretende surpreender muita gente na disputa política durante a eleição de 2026, em Alagoas.
A formação da Federação partidária por meio da união dos partidos Solidariedade e PRD (Partido da Renovação Democrática) fortaleceu o grupo político no estado, garantindo o apoio total do diretório nacional.
Bezerra garante que a Federação fará um deputado federal com 25 mil votos e quatro deputados estaduais com 10 mil votos cada superando a performance realizada nos anos 2000 quando Bezerra estava no Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).
Esse mês, o primeiro secretário da executiva nacional do Solidariedade e presidente estadual do partido em Goiás, Denes Pereira, esteve reunido com lideranças partidárias de vários municípios, na sede do Solidariedade, em Maceió.
“Denes saiu bastante satisfeito do nosso encontro. Na ocasião, conversou com várias pessoas que possuem potencial eleitoral. Ele não tem dúvida que Alagoas vai cumprir seu dever e elegendo um deputado federal a nação brasileira e ao Solidariedade”, explica Bezerra.
Entre os prováveis pré-candidatos, a vereadora Silvana Barbosa, Danúbia Barbosa, Marcos Ferreira, Emmanuel Fortes, Coronel Ivon, Heloane Bezerra, Izabelle Lins, Jair Marinho e Lindomar Queiroz.


