Política
Paulo e RF reforçam aliança: “vou até o fim para cumprir compromissos”
Paulo Dantas reafirmou o compromisso de permanecer até o fim do mandato e de entregar um Alagoas melhor do que encontrou

A entrega de 30 máquinas agrícolas a municípios alagoanos, realizada nesta sexta-feira (17), em Maceió, transformou-se em uma demonstração de força do grupo liderado pelo governador Paulo Dantas e pelos senadores Renan Calheiros e Renan Filho. O evento contou também com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do deputado federal Rafael Brito, de mais de 30 prefeitos e diversas lideranças políticas do Estado.
Durante seu discurso, Paulo Dantas reafirmou o compromisso de permanecer até o fim do mandato e de entregar um Alagoas melhor do que encontrou, ressaltando que pretende preparar um sucessor capaz de dar continuidade às ações de governo. “O objetivo é entregar o Estado a alguém responsável, que siga o trabalho e faça ainda melhor”, afirmou o governador, sob aplausos do público.
Em sintonia com Dantas, o ministro dos Transportes, Renan Filho, também discursou, destacando a parceria iniciada em 2022 e o avanço conjunto de obras e programas estaduais e federais que vêm impulsionando o desenvolvimento de Alagoas. O ministro citou o ciclo de investimentos em rodovias, infraestrutura e projetos de mobilidade, em articulação direta com o governo estadual.
Durante o pronunciamento de Paulo Dantas, parte do público presente gritou o nome de Renan Filho, em clara manifestação de apoio ao ministro como possível candidato ao governo em 2026. Embora o evento tivesse caráter institucional, o gesto simbolizou o fortalecimento de um projeto político que une o grupo dos Renans e Paulo Dantas.
O governador já declarou publicamente que pretende apoiar Renan Filho como seu sucessor. O ministro, por sua vez, confirmou que disputará o cargo. A cerimônia desta sexta consolidou essa parceria e reafirmou a influência do grupo que governa Alagoas e mantém forte articulação em Brasília.
As máquinas entregues – retroescavadeiras, motoniveladoras, pás carregadeiras e rolos compactadores – representam um investimento superior a R$ 13 milhões do Ministério da Agricultura, por meio de emendas dos senadores Renan Calheiros e Renan Filho.
Foram contemplados municípios como Arapiraca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Murici, Maragogi, Pilar, Santana do Ipanema, Taquarana, entre outros. Os equipamentos reforçarão a infraestrutura rural e urbana dessas cidades, beneficiando diretamente as populações locais.
O evento, realizado na sede da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária, em Maceió, teve tom de celebração. Além das entregas, serviu para reafirmar a aliança política que hoje comanda o Estado e projeta o futuro de Alagoas para as eleições de 2026.
Versão oficial
Veja texto da Agência Alagoas
Governador e ministros entregam 30 máquinas agrícolas para municípios alagoanos
O governador Paulo Dantas e os ministros a Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos Transportes, Renan Filho, entregaram, nesta sexta-feira (17), 30 máquinas agrícolas para municípios alagoanos. A solenidade aconteceu na sede da Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), localizada no bairro do Farol, em Maceió.
A ação representa um investimento de pouco mais de R$ 13 milhões, e integra o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), do Governo Federal, que tem como objetivo modernizar o setor agropecuário, aumentar a produtividade rural, promover o desenvolvimento regional e reduzir as desigualdades entre as regiões.
Durante a solenidade, o governador Paulo Dantas destacou a importância da união de forças para beneficiar produtores em vários municípios alagoanos. “Estamos falando de um investimento alto, oriundo de emendas dos senadores Renan Filho e Renan Calheiros, com papel fundamental do Ministério da Agricultura. Esse esforço conjunto já trouxe muitos benefícios para o estado de Alagoas e Pecuária. Fico muito satisfeito em participar de momentos tão relevantes como este. Em dezembro, o ministro voltará para entregarmos a sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que também contou com emendas do senador Renan e do ministro Renan Filho, da bancada federal”, destaca Paulo Dantas.
