Política
Paulo muda ritmo do governo e entra no modo “fale menos, faça mais”
Dantas surpreendeu ao avisar que estava cronometrando o tempo de fala

O governador Paulo Dantas inaugurou, nesta segunda-feira (13/10), um novo estilo de agenda administrativa. Discursos mais curtos, eventos mais rápidos, um novo modo que pode ser traduzido para algo como “fale menos, faça mais”. Ao chegar ao Palácio dos Palmares, para a posse de novos secretários, foi logo avisando: “estou com pressa”.
A posse dos novos secretários de Agricultura, Marcelo Melo Silva, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aline Rodrigues, incluindo a entrevista coletiva, demorou cerca de uma hora, metade do tempo habitual. Dantas surpreendeu ao avisar que estava cronometrando o tempo de fala. Ao começar o discurso, disse que estava vindo de Viçosa, onde falou durante 7 minutos e 25 segundos: “e achei que falei demais, poderia ter falado menos”. E falou. Seu discurso, que antes passavam dos 20 minutos em média, foi reduzido a menos de 7 minutos na posse dos novos secretários.
Paulo conduziu uma cerimônia marcada pela agilidade, marcando uma nova fase na agenda, Antes do evento, Dantas havia participado, pela manhã, da entrega do novo acesso à Cachoeira do Anel e da pavimentação de ruas em Viçosa. A mudança, aparentemente simbólica, representa um novo tom no estilo de governar. O governador tem optado por agendas mais rápidas e produtivas, com foco em resultados e na aceleração de obras e programas que pretende entregar até o fim do mandato, em dezembro de 2026.
Em seu discurso, Paulo Dantas reafirmou o compromisso de permanecer à frente do governo até o último dia do mandato e disse que seu foco é deixar um Estado mais estruturado e preparado para o futuro. “Estamos trabalhando para fazer um governo ainda melhor do que o anterior, porque é esse o nosso compromisso. Trabalhamos para que nossos prefeitos façam um governo melhor que seus antecessores, porque é assim que as coisas devem ser. É isso que eu desejo quando o próximo governador se eleger: que ele faça um trabalho ainda melhor do que o que eu estou fazendo”, apontou.
Paulo explicou que tem compromisso para terminar o governo: “nós nos comprometemos lá atrás — eu, Renan Filho, o nosso querido Marcelo — que nada iria parar, que iríamos fazer um governo ainda melhor. E o pessoal lembra do lema, que é ‘daqui para melhor’, um governo conectado com o futuro. E nós estamos cumprindo. Eu vou ficar até o fim do governo, não vou ser candidato a nada, para cumprir rigorosamente com aquilo que nós nos comprometemos”, enfatizou.
A nova dinâmica também alterou a rotina habitual do Palácio República dos Palmares. Tradicionalmente, o governador realizava compromissos internos pela manhã e deixava as inaugurações para o turno da tarde. Nesta segunda, inverteu a ordem: foi primeiro ao interior, recebeu lideranças políticas e, no retorno, conduziu a posse dos secretários.
Com pouco mais de 14 meses restantes de mandato, Paulo Dantas dá sinais claros de que pretende “pisar no acelerador”. O objetivo é garantir que os projetos planejados desde o início de sua gestão sejam concluídos dentro do prazo e consolidem o legado administrativo.
O novo formato de agenda deve se repetir nos próximos dias. Nesta terça-feira (14/10), por exemplo, o governador cumpre compromisso em Pilar, onde inaugura mais uma unidade do programa Escola do Coração, com investimento de R$ 12,7 milhões. O modelo de eventos mais enxutos e com foco em resultados deve marcar a reta final do atual governo.
