Política
Exclusivo: o pedido que o presidente Lula fez e será atendido por JHC
Lula virou-se para JHC e disse que queria dele apenas o compromisso de ajudar na eleição de Renan Calheiros (MDB) e de Arthur Lira para o Senado

Na quarta-feira passada (08/10), o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), surpreendeu ao aparecer ao lado do deputado federal Arthur Lira (PP) na inauguração de obras de reformas do Segundo Centro de Saúde e da Praça Maravilha, no bairro do Poço.
O evento foi marcado por gestos políticos, com JHC sinalizando que vai sim apoiar Lira ao Senado em 2026. A surpresa? Os dois romperam em maio deste ano, quando o prefeito exonerou indicados pelo de cargos na Secretaria de Educação da capital.
O apoio a Lira pode até surpreender o público, mas nem de longe foi novidade para quem transida no círculo mais próximo do prefeito. E não é só. JHC não será candidato a senador. Não por que não ache interessante ou não deseje. Na verdade é por que assumiu compromisso com o presidente Lula. E vai cumprir.
Nas conversas que teve pessoalmente com o presidente este ano, quando defendeu – e conseguiu emplacar – o nome da ministra Marluce Caldas no STJ, o prefeito ouviu de Lula apenas um pedido.
Em um dado momento, Lula virou-se para JHC e disse que queria dele apenas o compromisso de ajudar na eleição de Renan Calheiros (MDB) e de Arthur Lira para o Senado. Não pediu, sequer, votos para si próprio em 2026.
Depois dos encontros com Lula, JHC revelou a vários dos seus interlocutores mais próximos que iria atender o pedido do presidente. Talvez por isso ele sempre tenha sinalizado para amigos e assessores que se for candidato em 2026 será ao governo - e não ao Senado.
Para Lira, que está no mesmo campo político, de centro-direita, JHC certamente fará novos afagos públicos e declarações de apoio. Quanto a Renan Calheiros, que por ora não combina com a sua base de apoio, o prefeito decidiu dar tempo ao tempo. Não vai criar problemas e se tiver alguma oportunidade de ajudar, sem “queimar” sua popularidade, vai atender Lula.
A vontade de JHC é surfar na onda de sua popularidade e tentar um voo mais alto em 2026. Não será fácil, no entanto, deixar a prefeitura e encarar como adversário o ministro Renan Filho (MDB). Mesmo sabendo o tamanho do desafio, João Henrique tem feito planos e anda se animando com um eventual enfrentamento, Mas essa é outra história.
