Política
Lula se reúne com o Papa Leão XIV no Vaticano antes de defender pacto global contra a fome na FAO
Encontro marca a primeira conversa entre o presidente brasileiro e o novo pontífice

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se encontrar nesta segunda-feira (13) com o papa Leão XIV no Vaticano, em sua primeira audiência com o novo pontífice.
A visita ocorre durante a passagem do chefe de Estado pela Itália, onde ele participará da reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Eleito em maio deste ano, Leão XIV assumiu o comando da Igreja Católica após a morte do papa Francisco, em abril. No início de seu pontificado, o novo papa tem se posicionado sobre temas sensíveis, como a crise migratória nos Estados Unidos e os conflitos em Gaza, reforçando o discurso por paz e justiça social, que são pautas que também integram a agenda diplomática do governo brasileiro.
Durante a reunião da FAO, Lula deve propor que os países participantes utilizem a COP30, marcada para novembro de 2025, em Belém (PA), como espaço para aprovar uma declaração global de combate à fome.
Segundo o Itamaraty, o texto vem sendo negociado há meses no âmbito da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil durante o G20, e já estaria pronto para ser apresentado aos membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC).
A proposta busca reforçar o papel do Brasil como liderança internacional na agenda climática e social, unindo o debate ambiental à erradicação da fome e da pobreza extrema.
Na volta ao país, prevista para quarta-feira (15), o presidente pretende se reunir com sua equipe econômica para discutir alternativas após a caducidade da Medida Provisória que tratava do aumento do IOF.
Lula adiantou que o governo deve buscar uma nova forma de garantir que o setor financeiro, especialmente as fintechs, contribua com o “imposto devido”.
*Com informações Agência Brasil
