Política

Damares Alves pode se tornar cidadã alagoana por proposta em votação na ALE

Proposta é de autoria do deputado Cabo Bebeto e deve ser analisada em sessão após acordo que evita bloqueio de homenagens na Casa

Por Redação 26/09/2025 10h10
Damares Alves pode se tornar cidadã alagoana por proposta em votação na ALE
Damares Alves - Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) deve votar, nos próximos dias, o projeto de lei que concede à senadora Damares Alves (Republicanos-DF) o título de cidadã honorária do estado. A iniciativa foi apresentada em fevereiro pelo deputado Cabo Bebeto (PL) e, segundo parlamentares, tende a ser aprovada sem obstáculos em razão de um entendimento interno que evita a rejeição de propostas de homenagem.

Na justificativa, o autor destaca a atuação da senadora em movimentos sociais e em ações voltadas para a defesa de crianças, mulheres, trabalhadores rurais e grupos em situação de vulnerabilidade. O documento também cita o período em que Damares esteve à frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, quando foram ampliados serviços de atendimento, programas de proteção e conselhos tutelares.

Em junho de 2024, a Câmara Municipal de Maceió aprovou título semelhante para a parlamentar. Na ocasião, a homenagem foi proposta pelo vereador Pastor Oliveira Lima e recebeu três votos contrários.