Política
Endividamento rural: Renan Calheiros trabalha para criar condições de renegociação definitiva
Renan afirma que, com a aprovação da medida provisória, será possível renegociar as dívidas e aliviar a pressão sobre o setor agrícola

O senador Renan Calheiros (MDB) esteve presente com lideranças ruralistas nesta segunda-feira (22) na sede do partido, em Maceió, para debater temas como o endividamento rural. Calheiros reforçou seu compromisso com a solução, destacando a gravidade da situação que afeta agricultores e pecuaristas, especialmente no Nordeste do Brasil.
Em sua fala, Renan ressaltou que está dedicando esforços para viabilizar uma renegociação das dívidas do setor, com foco na crise que atinge as famílias rurais da região.
“Eu estou dedicado à renúncia da dívida dos agricultores. Os agricultores brasileiros e pecuaristas estão envolvidos em uma crise muito grande. Dependendo da tramitação dessa medida provisória enviada pelo presidente da República ao Congresso Nacional, vamos criar condições para que essa renegociação seja resolvida de uma vez por todas”, declarou o senador.
O endividamento rural afeta milhares de produtores em Alagoas e em todo o Nordeste, tem causado grande preocupação.
Segundo o senador, a medida provisória em tramitação pode ser a chave para resolver o problema, criando um mecanismo de renegociação de dívidas que alivie a pressão sobre os agricultores e pecuaristas.
Renan ainda enfatizou que a crise do endividamento rural não é um problema isolado, mas sim um reflexo de dificuldades econômicas e de financiamento enfrentadas por todo o setor produtivo. A pressão sobre os agricultores tem sido intensa, com muitos enfrentando o risco de perder suas propriedades devido às dívidas acumuladas. Para Renan, o Congresso precisa agir com urgência para criar uma solução definitiva para essa questão.
A renegociação das dívidas rurais já é uma demanda histórica, e com o aumento da inadimplência no setor, principalmente após a pandemia e a crise econômica que afetou o Brasil, a questão tem ganhado mais atenção.
O senador disse estar trabalhando para acelerar a tramitação da medida provisória, que visa criar condições para que os agricultores possam renegociar suas dívidas de forma viável e sem comprometer ainda mais a sustentabilidade financeira do setor.
Medida provisória
O Governo do Brasil publicou, na última quarta-feira (17), no Diário Oficial da União, a Medida Provisória nº 1.316/2025, que abre crédito extraordinário no valor de R$ 12 bilhões para beneficiar produtores rurais e cooperativas impactados por perdas acumuladas em função de eventos climáticos.
A proposta cria um tipo específico de crédito rural destinado à liquidação ou amortização de dívidas de custeio e de investimento — inclusive as já prorrogadas — contratadas ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), de outros produtores rurais, além de operações vinculadas a Cédulas de Produto Rural (CPR) registradas em favor de instituições financeiras.
