Política
Deputados pedem desculpas após aprovação da PEC da Blindagem
Manifestações de arrependimento ocorrem em meio a mobilização popular contra a proposta

Após a aprovação da chamada PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados, parlamentares que votaram a favor da proposta começaram a divulgar pedidos de desculpas nas redes sociais. A emenda, que ainda precisa ser analisada pelo Senado, é criticada por analistas por criar mecanismos de proteção a parlamentares investigados ou condenados, o que, segundo especialistas, enfraquece a responsabilização de agentes públicos.
Entre os que se manifestaram, o deputado Pedro Campos (PSB-PE) admitiu que a decisão não foi a melhor: “Tenho a humildade de reconhecer que não escolhemos o melhor caminho”. A deputada Silvye Alves (União Brasil-GO) declarou que cedeu à pressão: “Eu fui covarde e cedi à pressão. Não fui forte, por isso quero pedir perdão a vocês”. Já Thiago de Joaldo afirmou que votou de forma contrária aos próprios princípios.
A repercussão negativa mobilizou artistas, ativistas e movimentos sociais para um ato nacional marcado para o próximo domingo (21). A pressão popular já começa a enfraquecer a tramitação da PEC no Senado, onde a proposta precisará de nova votação para ser promulgada.
Com agências.
