Política
Movimentos de esquerda convocam ato em Maceió contra "PEC da Blindagem"
Em Maceió, o protesto está marcado para domingo (21), às 9h, na praia da Pajuçara, com concentração no ponto dos 7 Coqueiros
Movimentos de esquerda anunciaram uma manifestação para este domingo, 21 de setembro, contra a proposta de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e a chamada “PEC da Blindagem”.A Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada na noite da última terça-feira (16) em dois turnos de votação na Câmara dos Deputados.
O texto-base recebeu 353 votos favoráveis, 134 contrários e uma abstenção, ultrapassando os 308 votos exigidos para aprovação entre os 513 parlamentares. O projeto prevê maior dificuldade para o andamento de processos criminais contra deputados e senadores, incluindo a execução de mandados de prisão.
Na quarta-feira (17), os deputados também aprovaram, em regime de urgência, a tramitação do Projeto de Lei 2162/23. A proposta prevê anistia a manifestantes de motivações políticas entre 30 de outubro de 2022 e a data em que a lei entrar em vigor, caso seja sancionada. O requerimento de urgência recebeu 311 votos a favor, 163 contrários e 7 abstenções. A data de votação do mérito ainda não foi definida.
A mobilização contra as medidas tem crescido nas redes sociais, com organizações e movimentos chamando a população às ruas em diversas cidades do país. Em Maceió, o protesto está marcado para domingo (21), às 9h, na praia da Pajuçara, com concentração no ponto dos 7 Coqueiros.


