Política

Rafael Brito vai atuar contra PEC da Blindagem: “humildade de ouvir”

Inicialmente, o parlamentar havia seguido a orientação da bancada do MDB na Câmara, que fechou questão em favor da proposta

Por Blog de Edivaldo Junior 19/09/2025 05h05
Rafael Brito vai atuar contra PEC da Blindagem: “humildade de ouvir”
Rafael Brito - Foto: Agência Câmara dos Deputados.

O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) surpreendeu nesta quinta-feira (18/09) ao anunciar que vai se posicionar contra a chamada PEC da Blindagem, também conhecida como PEC das Prerrogativas. Inicialmente, o parlamentar havia seguido a orientação da bancada do MDB na Câmara, que fechou questão em favor da proposta.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Brito mostrou um print da mensagem recebida pelo WhatsApp, enviada pela liderança do partido, com a indicação de voto “sim”. Ele ressaltou, no entanto, que a reação de seus eleitores foi decisiva para a mudança de postura.

“Desde a votação, recebi centenas de mensagens de um monte de vocês. Li cada uma delas com atenção e respeito. Eu quero deixar claro que, de hoje em diante, já estou trabalhando contra essa PEC. Inclusive, estou impetrando um mandado de segurança para impedir o prosseguimento da matéria”, declarou.

O deputado frisou que a orientação partidária foi considerada, mas que sua prioridade é o compromisso com os eleitores. “Uma coisa tem que estar sempre em primeiro lugar: o compromisso com o meu eleitorado. A transparência e a prestação de contas são valores inegociáveis. Meu compromisso maior é com quem me elegeu, o povo alagoano”, disse.

Brito destacou ainda a importância da humildade em rever decisões diante do diálogo com a sociedade. “Acredito que um político deve ter a humildade de ouvir, refletir e, quando necessário, reconsiderar suas posições e seus votos. Vou continuar trabalhando por um Brasil mais justo, mais transparente, sempre aberto ao diálogo com cada um de vocês”, concluiu.

Veja aqui o vídeo de Rafael Brito