Política
Mudança de tom e CPI: Renan Filho e Gaspar disparam no Instagram em AL
Mais do que números, a rede social se tornou ferramenta essencial para ampliar visibilidade, moldar narrativas e conquistar eleitores

O Instagram segue sendo uma das principais arenas da política no Brasil. Em Alagoas não é diferente. Mais do que números, a rede social se tornou ferramenta essencial para ampliar visibilidade, moldar narrativas e conquistar eleitores.
No levantamento atualizado até essa quarta-feira (10 de setembro de 2025), dois nomes chamam atenção pelo forte crescimento em 50 dias de acordo com levantamento do Blog do Edivaldo Junior, na comparação com final de: Renan Filho e Alfredo Gaspar de Mendonça.
O senador e ex-ministro dos Transportes, Renan Filho, saltou de 555 mil seguidores em julho para 592 mil agora em setembro, um avanço de 37 mil em pouco mais de dois meses. O crescimento está ligado a uma mudança no estilo de comunicação: mais ativo no embate político, Renan vem confrontando a direita e o bolsonarismo, ao mesmo tempo em que projeta sua atuação nacional como ministro.
Essa estratégia o coloca como um dos nomes mais influentes do centro no debate digital, com foco em Alagoas. Desde que anunciou sua candidatura ao governo, Renan Filho passou ter presença mais constante nas redes sociais.
Já o deputado federal Alfredo Gaspar registrou o crescimento mais acelerado entre os alagoanos. De 256 mil seguidores em julho para 323 mil hoje, foram 67 mil novos seguidores no período. O crescimento se deu principalmente a partir de 20 de agosto, quando ele tinha 271 mil seguidores.
Gaspar ganhou projeção com a repercussão da CPI do INSS, em que tem tido papel de destaque como relator, e agora se consolida como o deputado federal alagoano com maior base digital, encostando no deputado estadual Leonam Pinheiro (359 mil), parlamentar com maior número de seguidores no Estado .
Outros políticos tiveram avanços mais discretos, mas consistentes. O governador Paulo Dantas cresceu de 323 mil para 331 mil, o senador Renan Calheiros subiu de 310 mil para 317 mil, e o vereador Leonardo Dias ampliou sua base de 162 mil para 189 mil. Nomes como Cabo Bebeto e David Empregos também registraram crescimento gradual, passando da faixa dos 120 mil para além de 129 mil seguidores.
Entre os estreantes no levantamento, aparecem Cecília Hermann do blog, com 176 mil seguidores, e Renato Filho, com 128 mil, que já entram à frente de figuras tradicionais como Rui Palmeira e Alexandre Ayres.
O ranking atualizado mantém o prefeito de Maceió, JHC, como líder isolado, com 733 mil seguidores, seguido por Renan Filho e Leonam Pinheiro. Mas a disputa por visibilidade mostra que, além de números absolutos, o ritmo de crescimento revela tendências políticas: Renan Filho consolida espaço no centro, enquanto Alfredo Gaspar se fortalece à direita, ganhando musculatura para futuros embates eleitorais.
Ranking de seguidores no Instagram – Políticos de Alagoas (11/09/2025)
1. JHC (prefeito de Maceió) – 733 mil
2. Renan Filho (senador, ex-ministro) – 592 mil
3. Leonam Pinheiro (deputado estadual) – 359 mil
4. Marina Candia (primeira-dama de Maceió) – 411 mil (sem mandato)
5. Alfredo Gaspar (deputado federal) – 323 mil
6. Paulo Dantas (governador) – 331 mil
7. Arthur Lira (deputado federal, presidente da Câmara) – 322 mil
8. Renan Calheiros (senador) – 317 mil
9. Rafael Brito (vice-governador) – 282 mil
10. Leonardo Dias (vereador de Maceió) – 189 mil
11. Fábio Costa (deputado federal) – 185 mil
12. Cecília Hermann – 176 mil
13. Marx Beltrão (deputado federal) – 129 mil
14. Cabo Bebeto (deputado estadual) – 137 mil
15. David Empregos (vereador de Maceió) – 129 mil
16. Renato Filho – 128 mil
17. Dr. Wanderley – 127 mil
18. Thiago Prado (vereador de Maceió) – 118 mil
19. Rui Palmeira (ex-prefeito de Maceió) – 105 mil
20. Alexandre Ayres (ex-secretário de Saúde) – 102 mil
Marina Candia, a surpresa fora do mandato
O dado mais curioso do levantamento vem de quem não ocupa cargo eletivo: a primeira-dama de Maceió, Marina Candia, que soma 411 mil seguidores no Instagram. O número a coloca como a terceira maior base digital de Alagoas, atrás apenas de JHC e Renan Filho, e à frente de lideranças consolidadas como Arthur Lira e Paulo Dantas.
Apontada nos bastidores como possível candidata em 2026, Marina tem usado as redes para se aproximar do público feminino e divulgar ações sociais. Seu desempenho mostra que a política digital pode abrir caminho para novos nomes, mesmo fora da estrutura formal dos mandatos.
Destaque também para a deputado estadual Cibele Moura com 91 mil seguidores. Embora não tenha chegado aos 100 k do ranking, ela bem crescendo de forma consistente e saltou no período de 84 mil para 91 mil. Mantendo o ritmo, em breve passará dos 100 k.
Veja aqui o levantamento anterior, de 30 de julho:
JHC, Renan Filho e Leonam lideram no Instagram em Alagoas

