Política

JHC embaralha o jogo e pode tirar Arthur Lira do páreo para o Senado

Por Blog do Edivaldo Júnior 06/09/2025 07h07
JHC embaralha o jogo e pode tirar Arthur Lira do páreo para o Senado
Segundo o Globo, JHC pode tirar Arhur Lira da disputa ao Senado em Alagoas. - Foto: Reprodução

A disputa pelas duas vagas no Senado por Alagoas em 2026 pode ter um desfecho diferente do previsto – ao menos até agora. E o cenário que se desenha hoje, de um confronto direto entre Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP), pode ganhar um novo ingrediente capaz de alterar todo o tabuleiro político do Estado

Reportagem publicada pelo jornal O Globo, nessa quinta-feira (04/09) aponta que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, “cogita recuar de seu projeto para disputar uma das duas vagas no Senado em 2026”.

E essa reviravolta pode ser motivada por João Henrique Caldas, o JHC (PL). O prefeito de Maceió estaria sendo estimulado a disputar o Senado, com poder de tirar Arthur Lira antecipadamente do páreo. O movimento, no entanto, segue sem anúncio oficial e com parte do entorno dele avisando que a disputa pelo governo não é carta fora do baralho.

Uma eventual candidatura do prefeito de Maceió por levar Lira a mudar sua estratégia. Com Renan Calheiros visto como favorito à reeleição e JHC surgindo embalado na forte popularidade, as chances do ex-presidente da Câmara diminuem.

De acordo com pesquisa de um grande instituto realizada em agosto, em cenários que incluem JHC, Davi Davino, Alfredo Gaspar, Renan e Arthur Lira, o deputado aparece apenas na quinta colocação, tanto na capital quanto no interior. O dado reforça o diagnóstico de que uma candidatura ao Senado poderia se transformar em risco elevado para o líder do PP.

Numa eventual candidatura de JHC , ganha força a possibilidade de Lira disputar novamente a Câmara dos Deputados em 2026, “mirando um terceiro mandato como presidente da Casa a partir de 2027”. A interpretação, destacada pelo Globo, é que a insegurança eleitoral em Alagoas tem levado o parlamentar a reavaliar seus planos.

O Globo atribui ao atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) , a “leitura” de que Lira pode refazer suas próximas jogadas políticas: “Motta faz outra leitura das razões que tem levado Lira a falar mal dele pelas costas. Na sua avaliação, a insegurança com relação à candidatura ao Senado em Alagoas vem levando o parlamentar a cogitar um recuo do projeto, e a planejar uma nova reeleição tanto para deputado federal quanto para a presidência da Câmara, em 2027. Com duas vagas em disputa, Lira sabe que um dos espaços será ocupado no ano que vem pelo senador Renan Calheiros (MDB), seu arquirrival na política alagoana e favorito à reeleição.”

O dado mais relevante hoje na política em Alagoas é simples: JHC desponta como nome competitivo ao Senado. Se confirmado, terá força para mudar os rumos da eleição e forçar Lira a buscar outro caminho. O retorno à Câmara Federal, onde ainda detém influência e pode manter o protagonismo político nacional, seria uma boa alternativa.

Leia aqui o texto de o Globo

'Jogo Político': Hugo Motta e os atritos com a direita, a esquerda e o fiador Arthur Lira