Política
Marluce Caldas é empossada ministra do Superior Tribunal de Justiça
Solenidade aconteceu nesta quinta-feira (4) com a presença de diversas autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo

A ministra e tia do prefeito JHC, Maria Marlce Caldas, tomou posse, nesta quinta-feira (4), do cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A solenidade aconteceu com a presença de diversas autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
Marluce Caldas construiu carreira no Ministerio Público de Alagoas (MP-AL), onde formou uma sólida trajetória como promotora e procuradora de Justiça. Ela passa a integrar a corte responsável por uniformizar a interpretação da legislação federal e garantir a aplicação da lei em todo o país.
Uma equipe do MP-AL estava na solenidade representando o órgão, sob liderança do chefe da instituição, Lean Araújo, e do presidente da Associação do MP-AL, promotor Givaldo Lessa. Todos prestigiaram a posse e celebraram a acensão de uma integrante do órgão ministerial alagoano a uma das mais relevantes cortes do Brasil.
“Ela chega ao Superior Tribunal de Justiça com a experiência adquirida no Ministério Público de Alagoas, que serviu de base para que a ministra entendesse a importância da defesa da cidadania e da promoção da justiça. No STJ, certamente ela atuará com dedicação e imparcialidade, consciente do papel decisivo desta Corte para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, declarou Lean Araújo.
Marluce Caldas tem pós-graduação em direito constitucional e processual. Entrou para o MPAL em 1986 e, em 2021, foi promovida ao cargo de procuradora de justiça. Fez sua carreira na área criminal e de direitos humanos, tendo participado das discussões que culminaram na promulgação da Lei Seca.
O STJ
O Superior Tribunal de Justiça exerce papel fundamental no sistema jurídico brasileiro. É a corte responsável por uniformizar a interpretação da legislação infraconstitucional, garantindo segurança jurídica, igualdade de tratamento e coerência nas decisões judiciais em todo o território nacional. A atuação dos ministros do STJ impacta diretamente na vida dos cidadãos, assegurando direitos e consolidando a efetividade das leis.
