Política
Paulo Dantas surpreende e promete ajuda inesperada ao PT de Alagoas
Partido dos Trabalhadores tem hoje um deputado federal em Alagoas (Paulão), mas no cenário atual são mínimas as chances da legenda garantir a manutenção da vaga nas próximas eleições

O governador Paulo Dantas surpreendeu – literalmente - ao anunciar que vai ajudar o PT a montar uma chapa competitiva para deputado federal nas próximas eleições em Alagoas.
E esta ajuda, além de inesperada, pode ser decisiva para a legenda. Inesperada porque Paulo já tem o compromisso de ajudar a montar a chapa do PSD, junto com o deputado federal Luciano Amaral. Decisiva, porque hoje o PT não tem como montar com suas próprias forças uma chapa competitiva.
O Partido dos Trabalhadores tem hoje um deputado federal em Alagoas (Paulão), mas no cenário atual são mínimas as chances da legenda garantir a manutenção da vaga nas próximas eleições.
Em 2022, Paulão foi eleito com 65 mil votos e o PT teve 79 mil votos na chapa de federal da Federação Brasil, que elegeu dois parlamentares (na média) graças a votação do PV, com 154 mil votos.
Com a saída de Luciano Amaral (o outro eleito) do PV, para o PSD, a federação que é formada entre PV, PCdoB e PT, teria apenas os votos do PT que não seriam suficientes para fazer nenhuma vaga.
Em 2026, o quociente eleitoral será acima de 210 mil votos em Alagoas e um partido só terá chances de brigar por uma vaga (na regra 80/20) se fizer acima de 170 mil votos.
Para conseguir montar uma chapa competitiva, o PT precisaria atrair para a própria legenda ou outros partidos da federação, nomes competitivos. Entre as possibilidades surgem o atual deputado federal Daniel Barbosa (PP) e o próprio Paulão.
O aceno de Paulo Dantas para o PT e também para Paulão aconteceu durante a posse dos novos secretários de Estado indicados pelo partido, na terça-feira (26/08). O governador surpreendeu ao anunciar, em discurso e em entrevista coletiva, que pretende ajudar o PT a montar uma chapa forte para deputado federal nas próximas eleições.
Mais que isso: fez questão de reafirmar apreço pelo deputado federal Paulão, que não esteve presente na solenidade, mas foi citado como um aliado histórico e respeitado.
“Eu quero, junto com o PT, com o deputado Paulão, com Ronaldo Medeiros, com o senador Renan Calheiros e o ministro Renan Filho, construir de maneira organizada e estratégica a chapa federal. Paulão pode disputar a reeleição, pode ser candidato ao Senado, e contará sempre com a minha solidariedade”, afirmou o governador.
Missão
O compromisso do governador vai em direção ao esforço da direção do PT nacional, que estabeleceu como prioridade no Estado manter a vaga de federal. Ao ajudar a montar a chapa, Paulo Dantas garante não só apoio local, mas também consolida a aliança com dirigentes nacionais do partido.
O novo presidente do PT em Alagoas, o deputado estadual Ronaldo Medeiros, também voltou de reuniões em Brasília com a missão de construir uma chapa competitiva para a Câmara dos Deputados em Alagoas.
Fortalecendo
Com a posse, o PT passa a ter maior peso na administração estadual. Além da Arsal, o partido agora controla três secretarias estratégicas: Direitos Humanos, com Marcelo Nascimento; outra também na mesma área com Judson Cabral; e a inclusão da jovem Marília Cordeiro, aposta de renovação do partido.
As mudanças refletem a nova correlação de forças internas no PT, após a eleição de Ronaldo Medeiros para presidente do diretório estadual. O grupo ligado ao deputado passou a ser maioria e indicou os novos nomes, em substituição aos secretários vinculados à ala do deputado federal Paulão.
O próprio Medeiros, no entanto, fez questão de afirmar em discurso que todas as correntes partidárias serão ouvidas na composição do governo.
