Política

Início de julgamento de Jair Bolsonaro foi marcado para 2 de setembro

Ministros da Primeira Turma decidirão pela condenação ou absolvição do ex-presidente e mais sete réus por suposta tentativa de golpe de Estado

Por Redação com CNN Brasil 15/08/2025 14h02 - Atualizado em 15/08/2025 15h03
Início de julgamento de Jair Bolsonaro foi marcado para  2 de setembro
Jair Bolsonaro durante interrogatório no STF - Foto: STF/Comunicação

O início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus foi marcado para o dia 2 de setembro deste ano, segundo o Superior Tribunal Federal (STF).

A marcação do dia foi de responsabilidade do ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF. 

Bolsonaro e os outros réus são do núcleo 1 do processo que apura suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Haverá sessões extraordinárias entre os dias 2 e 12 de setembro para análise de caso.

Se condenado, Bolsonaro pode pegar mais de 40 anos de prisão. Ela não deve ser, porém, imediata. Um réu só começa a cumprir a pena depois que o caso transita em julgado, ou seja, depois que acabam as possibilidades de recorrer da decisão.

Nas alegações finais, a maioria dos réus alegou violações processuais e cerceamento de defesa.Eles citam, por exemplo, a impossibilidade de análise de todo o material disponibilizado, questionam a delação premiada de Cid, e apontam fatos que teriam sido apresentados tardiamente.

Outros argumentos que se repetem são sobre a suposta parcialidade do relator, Alexandre de Moraes, e alegações de que as provas apresentadas pela PGR não seguem o padrão exigido para uma eventual condenação.

Já a PGR, nas suas alegações finais, pediu a condenação de todos os réus e reforçou o papel central exercido por Bolsonaro na tentativa de ruptura democrática.

Segundo o procurador-geral, desde o recebimento da denúncia pela Primeira Turma do STF e, consequentemente, da abertura da ação penal, foram colhidas uma série de provas que justificam a condenação.