Política
Lula rebate críticas de Trump e defende relação comercial entre Brasil e EUA
Presidente brasileiro afirma que, ao contrário do alegado pelo líder norte-americano, comércio bilateral gerou lucro de US$ 410 bilhões para os EUA em 15 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou, nesta quinta-feira (14), como “mentira” a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial.
Em evento no bairro de Brasília Teimosa, no Recife, onde entregou 599 títulos de terra a famílias da região, Lula disse que os números comprovam o contrário.
Segundo ele, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos registraram um lucro acumulado de US$ 410 bilhões nas trocas comerciais com o Brasil.
“Ele resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil. Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil. Ele só tem lucro”, afirmou.
Mais cedo, em entrevista à Agência Reuters, Trump criticou as tarifas aplicadas pelo Brasil sobre produtos norte-americanos, classificando o país como “um parceiro comercial horrível”.
O republicano afirmou que os EUA cobravam tarifas muito menores e justificou a imposição recente de 50% sobre produtos brasileiros como resposta ao que chamou de “perseguição política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Lula também criticou as declarações de Trump sobre o sistema judicial brasileiro e defendeu que o país mantém a legalidade nos julgamentos, independentemente de posições políticas.
