Política

Deputados alagoanos ocupam plenários do Congresso em ação contra prisão de Bolsonaro

Os deputados federais de Alagoas, Alfredo Gaspar (UB), Fábio Costa (PP), protestam contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro

Por Redação* 06/08/2025 12h12 - Atualizado em 06/08/2025 12h12
Deputados alagoanos ocupam plenários do Congresso em ação contra prisão de Bolsonaro
Os deputados federais de Alagoas, Alfredo Gaspar (UB), Fábio Costa (PP), protestam contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Deputados e senadores de oposição pernoitaram nos plenários da Câmara e do Senado, na madrugada desta quarta-feira (6), para manter a ocupação das mesas diretoras das Casas, inviabilizando a retomada dos trabalhos legislativos. Às 6 horas da manhã de hoje, os parlamentares se revezaram, saindo aqueles que passaram a noite no Congresso Nacional.


Os deputados federais Fábio Costa (PP) e Alfredo Gaspar (União) encabeçam a lista de políticos alagoanos envolvidos no ato.

Os parlamentares, em sua maioria do Partido Liberal (PL), protestam contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada na segunda-feira (4). Para partidos da base governista, a ação é ilegal e representaria outro 8 de janeiro, em novo ataque às instituições da República.

Em uma publicação nas redes sociais, Alfredo Gaspar expressou que o objetivo é reverter o autoritarismo após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, a ação faz com que a Constituição seja jogada na lata do lixo.

"Ao lado de valorosos parlamentares brasileiros, estamos nos revezando 24 horas por dia no plenário da Câmara dos Deputados. Nosso objetivo é reverter o autoritarismo que tomou conta da nação, com a Constituição sendo reiteradamente jogada na lata do lixo. A história não perdoará os omissos e os covardes!", consta a publicação.

Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcaram reuniões de líderes para esta quarta-feira (6) para decidir o que fazer em relação à ocupação das mesas.



Anistia geral


A oposição exige que seja pautada a anistia geral e irrestrita aos condenados por tentativa de golpe de Estado no julgamento da trama golpista, e que também seja pautado o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Moraes é o relator da ação contra Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de anular as eleições presidenciais de 2022 com pressão sobre os comandantes militares. A denúncia aponta ainda planos para assassinar e prender autoridades públicas. Jair Bolsonaro e os demais investigados negam as acusações.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi um dos parlamentares que passou a noite no plenário do Senado para pressionar contra a prisão do pai e contra o julgamento da tentativa de golpe de Estado.

“Estamos aqui às 4h44 da manhã. Meu plantão no Senado é até às 6 horas da manhã. Nós estamos nos revezando. Estamos aqui fazendo esse gesto de ocupar a mesa diretora para, finalmente, colocar em pauta o que é melhor para o Brasil”, afirmou em uma rede social.

Ainda segundo Flávio, a pauta defendida pela oposição poderia derrubar as tarifas dos Estados Unidos de 50% contra cerca de 36% das exportações brasileiras para os EUA. Entre as justificativas de Trump para impor o tarifaço figura o processo contra Bolsonaro.

*Com informações da Agência Brasil