Política
Davi e Gaspar são “sondados” para disputar governo contra Renan Filho
Lira segue na oposição ao grupo do governador Paulo Dantas e do senador Renan Calheiros

O deputado federal Arthur Lira (PP) passou o final de semana postando fotos de encontros com políticos do sertão. Anote. Ele passou por Delmiro Gouveia, São José da Tapera, Olho d’Água das Flores, Mata Grande e Pão de Açúcar.
Na rota, além de momentos descontraídos, Lira também registrou compromissos garantindo o segundo voto para senador em 2026.
Ele limpa o terreno e parte mais cedo para tentar garantir uma das duas vagas que estarão em disputa no próximo ano.
Lira segue na oposição ao grupo do governador Paulo Dantas e do senador Renan Calheiros, seu principal adversário no próximo ano. Apesar disso, ele trabalha com a ajuda de Lula, uma estratégia de não enfrentamento. O objetivo é deixar apenas dois candidatos competitivos ao Senado no próximo ano.
De um lado ele sabe que estará, queira ou não, Renan Calheiros. Do outro, Lira tenta ficar sozinho.
Depois de ter “tirado” com um acordo – o tal do “acordão” de Brasília – JHC da disputa, a novidade agora pode ser o lançamento de outros nomes que pontuam bem nas pesquisas ao Senado para o governo.
Nessa estratégia, dois nomes com chances reais de vitória para o Senado em 2026 já foram “sondados” – há quem garanta que foram até convidados: Davi Davino Filho e Alfredo Gaspar de Mendonça.
Por enquanto as investidas não prosperaram. Gaspar tem dito que prefere ir à reeleição, embora não vá bater o martelo agora e deixa em aberto algumas possibilidades para o próximo ano.
Já Davi Davino Filho parece decido a entrar na briga pelo Senado, mesmo que tenha que percorrer Alagoas “sozinho”. O ex-deputado não parece preocupado com as investidas de Lira no “segundo” voto, até porque ele aposta mesmo é no voto “solto”, Mas essa é outra história.
