Política
Ronaldo Lessa assume Governo de AL e vai para Brasília discutir o 'tarifaço de Trump'
Governador em exercício participará da reunião do Consórcio Nordeste e de encontro com Lula, onde será anunciada a saída do Brasil do Mapa da Fome

O vice-governador Ronaldo Lessa assumiu o governo de Alagoas nesta segunda-feira (4) e embarca ainda hoje para Brasília, onde participará de duas agendas relevantes para o país. A primeira, nesta terça-feira (5), com o Consórcio Nordeste, para discutir os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, conhecidas como “tarifaço de Trump”.
Em entrevista à Rádio Difusora de Algoas, Lessa explicou que a medida anunciada pelo presidente norte-americano atinge de forma desigual a economia brasileira, mas preocupa especialmente a região Nordeste.
“Muita coisa importante para o Nordeste ficou fora dos 50% das tarifas. Apenas 30% ou 35% dos produtos que a gente negocia terão impacto maior, mas, de qualquer maneira, o Nordeste é atingido em vários setores”, afirmou.
Na quarta-feira (6), Lessa participa de reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando será anunciado oficialmente que o Brasil saiu do Mapa da Fome.
“Isso é muito importante. O mundo inteiro se choca com o fato de ainda existirem pessoas passando fome. Depois de tanta tecnologia, de avanços na Medicina, ainda temos essa vergonha. É uma vitória do governo, mas também da sociedade brasileira”, declarou.
Durante a entrevista, Lessa também destacou avanços recentes em Alagoas na área da educação e da inclusão social, citando a formatura de 210 indígenas pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e o trabalho de aproximação da instituição com as aldeias.
“Essa universidade foi criada quando eu era governador, para formar professores e transformar a realidade do nosso povo. Ver a Uneal diplomando é um exemplo de respeito a nossa cultura e dignidade para quem mais precisa”, destacou Ronaldo Lessa, que retorna a Alagoas na noite de quarta-feira, após os compromissos em Brasília.
