Política
JHC, Renan Filho e Leonam lideram no Instagram em Alagoas
Em um cenário cada vez mais conectado, quem domina o ambiente digital ganha vantagem na disputa por votos, visibilidade e influência

A força das redes sociais, especialmente do Instagram, virou ativo estratégico também na política. Em um cenário cada vez mais conectado, quem domina o ambiente digital ganha vantagem na disputa por votos, visibilidade e influência. Em Alagoas, essa realidade já se reflete nos números.
Alguns políticos conquistaram mandatos visivelmente com a ajuda das redes sociais, a exemplo de JHC, delegado Leonam, Leonardo Dias, David Empregos e Thiago Prado. A lista só tende a aumentar, especialmente porque os políticos tradicionais investem cada vez mais nas redes.
No cenário de hoje, JHC, o prefeito de Maceió, lidera o ranking estadual do Instagram com 729 mil seguidores, seguido pelo senador Renan Filho (555 mil) e pelo deputado estadual Leonam Pinheiro, que surpreende com 352 mil seguidores — número que o coloca entre os 100 políticos mais influentes do Brasil no Instagram, segundo levantamento da MonitoraBR e Zeeng.
O blog do Edivaldo Junior preparou o ranking com políticos de mandato que tem 100 mil seguidores ou mais em Alagoas.
Confira o ranking dos políticos alagoanos com mandato mais seguidos no Instagram:
1. JHC – 729 mil
2. Renan Filho – 555 mil
3. Leonam Pinheiro – 352 mil
4. Paulo Dantas – 323 mil
5. Arthur Lira – 318 mil
6. Renan Calheiros – 310 mil
7. Rafael Brito – 273 mil
8. Alfredo Gaspar – 256 mil
9. Fábio Costa – 179 mil
10. Leonardo Dias – 162 mil
11. Marx Beltrão 126 mil
12. Cabo Bebeto 126 mil
13. David Empregos 125 mil
14. Thiago Prado 115 mil
15. Rui Palmeira 104 mil
16. Alexandre Ayres 100 mil
Mais que uma rede de fotos e vídeos, o Instagram virou plataforma de comunicação direta. Permitindo que políticos falem com o eleitor sem intermediários, apresentem ações, respondam críticas e criem conexão com o público. A influência vai além dos números quem engaja, mobiliza e influencia, moldando o debate público.
O crescimento de perfis como o de Leonam Pinheiro mostra que, em tempos de política digital, a disputa pelo voto também passa pelo feed e pelos stories. E quem não conseguir se conectar com o eleitor terá desafios cada vez maiores para conquistar o voto.
