Política

JHC devolve cargos a vereadores rebeldes, mas mantém Cal Moreira fora da “joia da coroa”

Vereador tenta reconciliação após perder controle da Escola de Governo

Por Redação 26/07/2025 08h08
JHC devolve cargos a vereadores rebeldes, mas mantém Cal Moreira fora da “joia da coroa”
Cal Moreira - Foto: Assessoria

Após o desgaste político causado pela votação dos empréstimos solicitados pela Prefeitura de Maceió, o prefeito JHC recuou e devolveu cargos a vereadores que haviam sido punidos por desobediência. No entanto, o gesto de reconciliação não foi completo: Cal Moreira, um dos “rebeldes” da base, não recuperou o controle da Escola de Governo, considerada uma das “joias da coroa” da gestão. 

A punição havia sido aplicada por Júnior Leão, secretário de Governo e operador político de confiança do prefeito, que retirou indicações e cargos de três vereadores insatisfeitos com a condução do projeto de empréstimo e da votação da LDO. Passado o embate, JHC recuou parcialmente e tentou apaziguar os ânimos, renomeando aliados de outros parlamentares. 

Cal Moreira, porém, segue tentando provar que está “manso”, como dizem nos bastidores, e que merece uma segunda chance. Mesmo assim, até o momento não obteve sucesso na tentativa de retomar o comando da Escola de Governo, um posto estratégico que, apesar de discreto, movimenta recursos e influencia quadros técnicos da administração. 

A decisão de manter a retaliação parcial é vista como um recado político: rebeldia tem preço, e nem tudo que vai necessariamente volta. As informações são do jornalista Ricardo Mota, do portal Cada Minuto.