Política

Terceira via ganha fôlego em Alagoas com possível pré-candidatura de Ítalo Bonja ao Senado

A ideia de sua candidatura teria nascido não de articulações partidárias, mas da vontade popular

Por Assessoria 25/07/2025 05h05
Terceira via ganha fôlego em Alagoas com possível pré-candidatura de Ítalo Bonja ao Senado
. - Foto: Assessoria

A política de Alagoas se mantém há anos sob o domínio de dois grandes caciques: Renan Calheiros e Arthur Lira. Em 2026, tudo indica que essa polarização se repetirá, com Lira buscando uma vaga no Senado enquanto tenta emplacar seu filho como deputado federal, repetindo o ciclo que Renan já consolidou em seu grupo político.

Mas, segundo análises ouvidas nos bastidores e perceptíveis nas ruas, o povo alagoano parece estar cansado. O sentimento crescente é de que o eleitor não quer mais apenas “passar o bastão” de pai para filho. E é nesse contexto que surge a possível pré-candidatura de Ítalo Bonja, servidor público e empresário natural de Arapiraca, sem ligações com famílias políticas tradicionais.

A ideia de sua candidatura teria nascido não de articulações partidárias, mas da vontade popular, um clamor por renovação. Com apoio nacional do PRTB, especialmente do presidente da legenda Leonardo Avalanche, e com previsão de uma comitiva liderada por Pablo Marçal para o lançamento oficial, a chamada terceira via pode encontrar em Bonja o nome para canalizar o desejo de mudança.