Política

PT terá chapas de federal e estadual em AL, avisa novo presidente

Medeiros acredita que será possível fazer uma boa chapa de deputado estadual e também construir uma chapa competitiva de deputado federal

Por Blog de Edivaldo Junior 23/07/2025 09h09
PT terá chapas de federal e estadual em AL, avisa novo presidente
Ronaldo Medeiros, presidente do PT em Alagoas - Foto: Assessoria

O Partido dos Trabalhadores em Alagoas terá chapas de deputado estadual e também de deputado federal nas eleições do próximo ano. Quem garante é o novo presidente do partido no estado, o deputado estadual Ronaldo Medeiros, que venceu o Processo de Eleições Diretas (PED), realizado no dia 6 de julho, com mais de 70% dos votos.

Ronaldo Medeiros venceu nas urnas o grupo do deputado federal Paulão. Apesar disso, ele garante que tem boa relação com o parlamentar: “Mantenho com ele uma relação de respeito e conseguimos dialogar bem, inclusive no campo pessoal. Meu objetivo é fortalecer o partido, e por isso vamos trabalhar com todas as correntes, mas é claro que as definições políticas serão tomadas pelo grupo majoritário, que venceu as eleições, de acordo com as regras partidárias e com a nossa tradição democrática”, apontou.

A posse de Medeiros como presidente do PT ainda não foi definida; deve ocorrer até o final de agosto, de acordo com as regras partidárias. O prazo máximo é o final do próximo mês. Mesmo assim, Ronaldo já começou a articular com vários militantes e lideranças do partido a formação das chapas proporcionais para as eleições de 2026.

Medeiros acredita que será possível fazer uma boa chapa de deputado estadual e também construir uma chapa competitiva de deputado federal. “Eu já estou conversando com vários militantes do partido e também com pessoas progressistas de fora do PT para que a gente construa chapas que permitam ampliar a bancada na Assembleia Legislativa de Alagoas e eleger ao menos um deputado federal em Alagoas”, afirmou.

Além da articulação das chapas proporcionais, Medeiros deve começar a conversar com os aliados sobre as eleições majoritárias após assumir o comando do partido: “Estamos trabalhando na montagem das chapas desde já. Nosso objetivo é fortalecer o PT a partir do processo eleitoral do próximo ano”, explicou Ronaldo.

O deputado Ronaldo Medeiros também espera trabalhar junto com o governo do estado na indicação de novos secretários para pastas que estão na cota do partido. Aí cabem a nova Secretaria dos Direitos Humanos, que foi desmembrada da Secretaria da Mulher, e a pasta de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Mas essa é outra história.