Política

PT nacional prioriza eleição de deputado federal em Alagoas e esfria planos de Paulão para o Senado

A orientação foi encaminhada ao novo comando estadual da sigla e contrariou os planos do deputado federal Paulão

Por Redação* 21/07/2025 11h11
PT nacional prioriza eleição de deputado federal em Alagoas e esfria planos de Paulão para o Senado
Paulão - Foto: Assessoria

A direção nacional do PT definiu como prioridade, em Alagoas, a eleição de um deputado federal nas eleições de 2026. A orientação foi encaminhada ao novo comando estadual da sigla e contrariou os planos do deputado federal Paulão, que vinha manifestando interesse em disputar uma vaga no Senado.

Recém-eleito presidente estadual do PT, Ronaldo Medeiros em entrevista ao Jornal Extra, afirmou que mantém diálogo com Paulão, apesar das divergências sobre o caminho eleitoral. Ele chegou a declarar que o diretório poderia apoiar a candidatura própria ao Senado, desde que houvesse sinal verde da executiva nacional ou do presidente Lula.

Aliados de Paulão, no entanto, já haviam condicionado a pré-candidatura ao aval da direção nacional, destacando que alianças históricas e a estratégia de preservação de espaços políticos seriam determinantes na decisão.

Nos bastidores, o PT avalia apoiar a reeleição de Renan Calheiros (MDB) ao Senado, além de manter o apoio a Renan Filho no governo estadual. A avaliação é de que essa aliança fortalece o palanque da sigla e amplia sua influência política para 2026.

A federação composta por PT, PV e PCdoB acompanha de perto os desdobramentos. Em 2022, o grupo elegeu apenas dois deputados federais por Alagoas: Paulão e Luciano Amaral, este último posteriormente migrando para o PSD.

*Com informações do Jornal Extra