Política
Lula se manifesta sobre tragédia provocada por enchente no Texas (EUA)
Presidente Lula lamentou tragédia que deixou ao menos 59 mortos e dezenas de desaparecidos nos Estados Unidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou neste domingo (6) sobre as enchentes que atingem o estado do Texas, nos Estados Unidos, desde a madrugada da última sexta-feira (4). Em nota, Lula expressou solidariedade às vítimas da tragédia e às autoridades locais que atuam nas operações de resgate.
“Acompanho com tristeza as notícias sobre as enchentes que estão ocorrendo nos Estados Unidos. Tragédias como essa, que já causou mais de cinquenta mortes, além de ter deixado mais de vinte crianças desaparecidas, comovem a todos, em qualquer lugar do mundo”, escreveu o presidente.
Lula também desejou sucesso aos esforços de resgate e apoio às famílias afetadas.
“Que as autoridades do condado de Kerr, do estado do Texas e do governo norte-americano tenham sucesso nos trabalhos de resgate e de auxílio aos atingidos por esse desastre. E a todas as pessoas que perderam seus entes queridos, quero expressar a minha solidariedade – e a solidariedade de todo o povo brasileiro. Que Deus os ajude neste momento difícil”, finalizou.
Enchente no Texas
As enchentes foram causadas por uma cheia repentina do rio Guadalupe, que transbordou após fortes chuvas atingirem a região central do Texas. De acordo com o vice-governador, Dan Patrick, ao menos 59 pessoas morreram e dezenas seguem desaparecidas.
“Ainda há fortes precipitações hoje. O balanço agora é de 59 mortos e, tristemente, prevemos que continue aumentando”, afirmou ele à emissora americana Fox News.
Entre as vítimas estão crianças que participavam de um acampamento de verão, casais que estavam acampados à beira do rio e moradores locais que foram surpreendidos pela força da água durante a madrugada. A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que 230 pessoas foram resgatadas e receberam atendimento médico emergencial.
O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que as buscas continuam intensamente. “Não vamos parar até encontrar cada garota que estava naquelas cabanas”, disse, referindo-se ao grupo de meninas desaparecidas no acampamento cristão atingido pela enchente.
As autoridades locais mantêm o alerta para novas chuvas e possíveis inundações nos próximos dias, o que pode dificultar ainda mais os trabalhos de resgate e atendimento às vítimas.
