Política
PT de Alagoas prepara frente ampla e mira nomes de peso para as eleições de 26; veja
O deputado federal Paulão, pré-candidato ao Senado, tem liderado esforços para compor uma chapa competitiva para a Assembleia Legislativa

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Alagoas está em pleno movimento para fortalecer sua presença nas eleições de 2026, especialmente na disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa. A estratégia envolve a formação de uma frente ampla, reunindo lideranças tradicionais e novos nomes promissores.
O deputado federal Paulão, pré-candidato ao Senado, tem liderado esforços para compor uma chapa competitiva para a Assembleia Legislativa. Entre os convidados para integrar o partido e disputar uma vaga estão: Gustavo Lopes, filho do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes; Júlio Cezar, atual secretário no governo de Paulo Dantas e ex-prefeito de Palmeira dos Índios; Lucas Barbosa, filho do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa; Teca Nelma, vereadora de Maceió; Marília Albuquerque, filha do desembargador Tutmés Airan; Basile Christopoulos, professor da Ufal e candidato a vereador pelo partido.
Apesar das articulações, o PT alagoano enfrenta um racha entre duas de suas principais lideranças: Paulão e o deputado estadual Ronaldo Medeiros. Medeiros, da corrente Resistência Socialista, critica a condução centralizadora de Paulão e defende maior autonomia para os diretórios municipais, visando fortalecer o partido no interior do estado. Ele também questiona a destinação de emendas parlamentares sem consulta às bases partidárias .
A disputa pelo comando estadual do PT está prevista para ocorrer entre junho e julho de 2025, e o resultado poderá influenciar diretamente a composição da chapa para 2026.
