Política

Moradores da orla lagunar ameaçam invadir apartamentos do Parque da Lagoa

Eles fecharam a Avenida Senador Rui Palmeira em diversos pontos e protestaram também em frente a sede da prefeitura

Por Redação 12/04/2024 16h04 - Atualizado em 12/04/2024 19h07
Moradores da orla lagunar ameaçam invadir apartamentos do Parque da Lagoa
Moradores do bairro do Vergel do Lago cobram entrega de chaves de residencial - Foto: Paulo Bugarin/Jornal de Alagoas

Moradores da orla lagunar fecharam a Avenida Senador Rui Palmeira, no bairro do Vergel do Lago e ameaçaram invadir os apartamentos do Parque da Lagoa, residencial construído pela Prefeitura de Maceió. Eles cobram a entrega das chaves dos imóveis.

No último dia 26 de fevereiro, o município realizou o sorteio de 600 moradias e, segundo os moradores, prometeu a entrega das chaves para o dia 8 de abril, o que não aconteceu.

Mais cedo, outro grupo de moradores se deslocou para a sede da Prefeitura, no bairro de Jaraguá, para novo protesto.

A aposentada Maria de Lourdes acompanhava a movimentação indignada com o prefeito JHC. “No dia 30, o prefeito vinha fazer novo sorteio pro povo que não ganhou e tá esse tempo todinho e nada do prefeito dar a cara aqui”, diz ela que mora há 28 anos na região.

“Se ele não tomar uma decisão para entregar a chave ao povo, pro povo entrar para morar, porque o povo não vai morar embaixo da ponte, o povo vai arrombar isso aí e vai arrombar os apartamentos de quem tá sorteado e vai morar dentro dos apartamentos”.

Ela diz que a entrega dos imóveis permitiria que a população pudesse ter mais qualidade de vida. “Tem muito idoso aqui que se não tivesse que pagar aluguel, ia comprar um quilo de carne para botar dentro de casa”, relata.

O pescador Luís Cláudio, morador do bairro há 30 anos, também compartilha a angústia de não ver os apartamentos sendo entregues.

“Isso era para ser entregue mês passado, o prefeito disse que ia vir aqui em um mês e até agora nada, já vai fazer dois meses e até hoje não veio.

Assista:

Em nota enviada à imprensa, a prefeitura informou que está trabalhando junto a Caixa Econômica Federal para acelerar os trâmites burocráticos e conseguir realizar a entrega do residencial. 

Leia a nota completa:

A Prefeitura de Maceió informa que a cidade está desenvolvendo a maior obra do programa Minha Casa Minha Vida do Brasil, que é o Parque da Lagoa, com 1776 unidades habitacionais, orçada em mais de R$ 200 milhões. Já foram entregues 160 imóveis e a obra inteira está sendo finalizada. A Prefeitura, no entanto, estranha o movimento ocorrido na manhã desta sexta-feira, uma vez que mantém diálogo permanente com a comunidade, para detalhar o andamento da entrega das 600 chaves, sorteadas há pouco mais de um mês. Os moradores da região sabem que a gestão tem trabalhado sem descanso para resolver os últimos entraves burocráticos junto à Caixa Econômica Federal e liberar os apartamentos o mais rapidamente possível.