Política

''Lavagem de dinheiro'', diz morador do Vale do Reginaldo sobre Renasce Salgadinho, de JHC

A reportagem do Jornal de Alagoas esteve no Vale e conversou com moradores que criticaram o andamento das obras do Programa, assim como, o grande acúmulo de lixo na região 

Por Redação 08/03/2024 18h06 - Atualizado em 08/03/2024 19h07
''Lavagem de dinheiro'', diz morador do Vale do Reginaldo sobre Renasce Salgadinho, de JHC
Maxsuel diz não acreditar na conclusão do Renasce Salgadinho, lançado em 2021, por JHC - Foto: Paulo Bugarin

Moradores do Vale do Reginaldo, em Maceió, expressaram profunda insatisfação com o andamento do Programa Renasce Salgadinho, lançado pela Prefeitura de Maceió em 2021. Segundo relatos de vizinhos das obras, o programa, que deveria trazer melhorias significativas para a região, ainda não saiu do papel, deixando-os desacreditados na conclusão do projeto sob a gestão do prefeito JHC (PL). 

O Jornal de Alagoas realizou uma visita à região e conversou com residentes, como o taxista Maxsuel da Silva, de 55 anos, que alega que o programa é apenas uma fachada para a lavagem de dinheiro da Prefeitura. ''Se parar a obra, para o dinheiro''. 

À reportagem, ele disse não confiar na conclusão do projeto, destacando os problemas recorrentes enfrentados pelos moradores, como o acúmulo de lixo durante os períodos de chuva, que leva sujeira ao riacho Salgadinho e prejudica comunidade.

Outra moradora, Flávia dos Santos, de 49 anos, também expressou sua frustração, Ela desacredita que programa seja realizado e que os ''trabalhos'' que estão fazendo só traz malefícios, como por exemplo água suja acumulada, mosquitos e lixo. 

"Eu desacredito muito que esse programa saia do papel, pois só ficam fazendo buracos, mas não vejo avanço algum, só juntando mais água suja, mosquitos e lixo. O prefeito até para entrar aqui é difícil, nem aqui ele entra. Só promessas e mais promessas. Muito lixo sendo juntado com essas obras inacabadas", desabafou. 

Flávia ainda citou a proximidade das eleições e a falta de cumprimento das promessas feitas pelo prefeito JHC. "A eleição está próxima de acontecer, sendo a hora que políticos como JHC aparecem, mas só promete, mas não cumpre o que comprometeu. É disso a pior", lamenta. 

Situação preocupante 

Vídeos gravados pela equipe de filmagem da reportagem mostram o acúmulo de lixo nas redondezas dos esgotamentos do riacho, animais como galinhas se alimentando dos resíduos que lá estão, o que corrobora os relatos dos moradores.

Animais comem resíduos nas redondezas das obras do Renasce Salgadinho - Foto: Paulo Bugarin
Animais comem resíduos nas redondezas das obras do Renasce Salgadinho - Foto: Paulo Bugarin

Enquanto isso, a Prefeitura de Maceió continua a denominar o programa como a "maior obra ambiental da história de Maceió", com um orçamento significativo de R$ 76,4 milhões. 

Segundo a prefeitura, o objetivo do programa é requalificar e revitalizar o riacho Salgadinho, beneficiando toda a sua área circundante. No entanto, para os moradores locais, as promessas ainda não se traduziram em ações concretas, deixando-os desiludidos e desconfiados em relação ao comprometimento real da gestão municipal em resolver os problemas enfrentados pela comunidade.