Política

Vereadora denuncia feminicídios e falta de creches em Maceió

Até o momento, a atual gestão entregou apenas duas novas creches numa capital com mais de 40 mil crianças com idade entre 0 e 3 anos, segundo o IBGE

Por Assessoria 08/03/2024 09h09 - Atualizado em 08/03/2024 09h09
Vereadora denuncia feminicídios e falta de creches em Maceió
Vereadora Teca Nelma - Foto: Assessoria

No mês em que celebramos o dia internacional da mulher, a vereadora Teca Nelma (PSD) denunciou publicamente a ausência de creches públicas em Maceió. Até o momento, a atual gestão entregou apenas duas novas creches numa capital com mais de 40 mil crianças com idade entre 0 e 3 anos, segundo o IBGE.

“Creche é um direito básico para que as mulheres possam garantir a educação dos seus filhos ao mesmo tempo em que participam ativamente da vida social. E aqui em Maceió esse direito vem sendo negado às mães. É imperativo a construção de mais creches para atender às milhares de famílias que dependem disso”, afirmou Teca.

A vereadora falou também sobre os casos de feminicídios que vitimizam as alagoanas. “Nós não estamos a salvo em nenhum espaço. O feminicídio é a prova de como a sociedade pode ser violenta com as mulheres, principalmente as mais pobres. Sem política de combate a essa epidemia todas as mulheres estão vulneráveis,” pontuou Teca, que é autora do projeto que cria o Programa de Enfrentamento ao Feminicídio em Maceió.

Sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres, Teca disse que não há nada que justifique essa condição. “Ano passado, o presidente Lula sancionou a lei que garante igualdade salarial entre mulheres e homens. Esta é uma luta histórica das mulheres que hoje se torna direito e precisa ser fiscalizado”, defendeu Teca Nelma.

De acordo com os dados do IBGE, a mulheres recebem salário 22% menor em comparação com homens. O abismo aumenta quanto mais alto o cargo ocupado — mulheres em posição de liderança chegam a receber cerca de 34% a menos que os homens em relação ao mesmo cargo.