Política

Maceió pode ter dois chapões e mais 6 “frentes” nas eleições de vereador

Por Blog do Edivaldo Júnior 26/01/2024 17h05 - Atualizado em 26/01/2024 17h05
Maceió pode ter dois chapões e mais 6 “frentes” nas eleições de vereador
Câmara dos vereadores - Foto: Reprodução

As atenções agora se voltam para o prazo de filiação partidária, especialmente em torno da composição das chapas de vereador. Tanto em Maceió, quanto no interior.

Na capital, existem duas ‘escolas’ da política em pleno ‘confronto’, com conceitos bem distintos.

No grupo do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), que já está em pré-campanha para a reeleição, deve prevalecer a lógica do chapão.

Tudo indica que JHC montará uma chapa no seu partido, o PL para eleger mais de 10 dos 27 vereadores. Será a chapa mais forte nas eleições deste ano na capital.

Dentro do bloco do prefeito, outros partidos devem montar chapas competitivas, mas com perspectivas de eleger um número menor de vereadores. E não faltam opções partidárias para “chapinhas” ou chapas médias.

Entre os partidos que estão na base do prefeito com condições de montar um grupo competitivo estão União, o PP e o Podemos. Destes, é certo que o PP, sob a batuta de Arthur Lira fará uma boa chapa.

No grupo do governador Paulo Dantas (MDB) podem ser formadas duas, três ou até quatro chapas. Tudo vai depender dos “entendimentos” nos próximos dias.

Esta semana foi iniciada uma movimentação para que o MDB monte um “chapão” com o objetivo eleger de 6 a 8 vereadores. A proposta foi apresentada ao presidente do partido no Estado, senador Renan Calheiros, pelos vereadores Zé Márcio Filho e Kelmann Vieira.

E todo o grupo passa agora a trabalhar nesse sentido incluindo, além de Renan, Renan Filho e Rafael Brito, o governador Paulo Dantas.

Mas já é certo que o grupo do governador deverá ter chapinhas em pelo menos outros três partidos: o PSB, a Federação Brasil (PV, PT e PCdoB) e o PSD. Este último já está em fase de montagem da chapa. Além destes, o Solidariedade também está no páreo e teria condições para montar, hoje, um grupo para eleger até dois vereadores.

O PDT, do vice-governador Ronaldo Lessa também trabalha para montar um grupo competitivo.

Um experiente analista política dá um chute – e dos bons – sobre as chapas de vereador em Maceió: “Teremos de 6 a oito frentes. O grupo do prefeito deverá fazer 15 vereadores, enquanto os demais partidos vão disputar as 12 vagas restantes’, apontou.