Política

Sem Ronaldo do PT, candidaturas de oposição em Maceió afunilam para dois nomes

Por Blog do Edivaldo Júnior 20/01/2024 07h07
Sem Ronaldo do PT, candidaturas de oposição em Maceió afunilam para dois nomes
Deputado Ronaldo Medeiros. - Foto: Ascom/ALE

Quantos candidatos a prefeito teremos nas eleições deste ano em Maceió? Ninguém tem essa resposta por enquanto.

O atual prefeito do município João Henrique Caldas, o JHC (PL) é candidato à reeleição e já está em plena campanha.

E a oposição terá um, dois, três ou quatro candidatos?

Alguns nomes estão postos no campo das especulações. A estratégia não está clara e só deve ser definida a partir de abril deste ano.

Até lá alguns nomes que estão no “tabuleiro” como possíveis candidatos devem começara a se movimentar avançando ou recuando, de acordo com o cenário do momento.

No bloco dos “independentes” surgem dois nomes que devem estar na disputa. O ex-deputado estadual Lobão (Solidariedade) e Josan Leite (Republicanos).

No bloco do governo Paulo Dantas, a semana começou com um novo ritmo nessa disputa. O deputado federal Rafael Brito (MDB), aumentou o tom das críticas contra JHC, sinalizando que está no jogo. Quem também deu umas “cutucadas” no prefeito durante inauguração da creche Cria da Grota do Cigano foi o deputado estadual Alexandre Ayres (MDB). Ele tava fora do jogo, mas que pode retornar para o tabuleiro.

Até o vice governador Ronaldo Lessa (PDT), que é ex-prefeito de Maceió que e é sempre lembrado na disputa pela prefeitura da capital, deu “pancadas” em João Henrique Caldas.

Não se pode esquecer do ex-prefeito Rui Palmeira (PSD). O atual secretário de Infraestrutura do Estado já está na “batida” conta o atual prefeito há mais tempo e é nesse momento, dentro do bloco de oposição, quem melhor pontua nas pesquisas numa eventual disputa contra JHC .

Além deles outro nome que vinha sendo lembrado na disputa era o do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), mas um imbróglio dentro do seu partido tirou o deputado do jogo. Ele avisou ou avisaram por ele que não é mais pré- candidato Seja por falta de apoio ou seja por boicote, o fato é que Ronaldo Medeiros sinalizou que vai cuidar das bases no interior e da eleição dos seus aliados para vereador na capital.

Ou seja, o quadro tende a se afunilar no grupo de um lado para Rafael Brito e do outro para Rui Palmeira. É aguardar os próximos movimentos para ver quem avançará mais casas no “tabuleiro”..

Sem boicote


O presidente do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa, garante, em texto encaminhado ao blog do jornalista Volney Malta, negando a ”a versão de que Ronaldo Medeiros teria desistido de concorrer as eleições municipais, tendo como principal motivo o boicote sofrido pelo Partido dos Trabalhadores.

Para Barbosa, o parlamentar ”paralisou o Partido durante cinco meses, impedindo de ter uma pré-candidatura verdadeira, e mesmo que sofra ataques e boicotes, seja grande e corajosa o suficiente para defender o legado e linda história de Lula e do Partido dos Trabalhadores!”